Os cerca de 70 colaboradores das cinco lojas do Armazém Paraíba em Marabá passaram o Dia do Trabalhador, ontem, 1º de Maio, digerindo a notícia da aquisição das lojas em que atuam por parte do Magazine Luíza. O temor é que poderão, em breve, ser demitidos, caso a nova empresa tenha interesse em contratar seus próprios funcionários.
Em Marabá, o Armazém Paraíba chegou há mais de 40 anos, onde construiu uma loja de dois pavimentos em frente à Praça Duque de Caxias e se estabeleceu, por várias décadas, como a maior do ramo na cidade. Só perdeu o posto e clientes com a ascensão da Leolar, que há cerca de dois anos fechou as portas.
Para fincar bandeira no Pará e expandir no Maranhão, onde já tem 27 lojas, o Magazine Luiza fechou um contrato de cessão comercial de 48 pontos de venda hoje ocupados pelo Armazém Paraíba. A tradicional varejista de móveis e eletrodomésticos do Norte e Nordeste é conhecida por ter lojas em áreas mais remotas.
Leia mais:Dos 48 pontos de venda do Armazém Paraíba locados pelo Magazine Luiza, 39 estão no Pará e nove no Maranhão. A administração do Armazém Paraíba informou, por meio de nota, que “a negociação com a Magazine Luiza envolve apenas e tão somente a cessão de 48 pontos, na sua grande maioria imóveis próprios”. Isso significa que nesses pontos de venda a marca Magazine Luiza substituirá o Armazém Paraíba. Sob a nova administração, os funcionários dessas lojas provavelmente deverão ser reaproveitados, diz uma fonte.
A administração do Armazém Paraíba afirmou ainda, em comunicado, que possui mais de 350 lojas espalhadas pelo Norte e Nordeste e continuará atuando no varejo, “sendo certo que nos Estados do Pará e parte do Maranhão, com foco no ramo mole (confecções, tecidos, calçados, cama, mesa e banho)”. A rede não informou as cifras e prazos do contrato. “A empresa tem como política não divulgar valores de negociações.”
O Armazém Paraíba tem sede em Teresina (PI) e faz parte de um grupo chamado Sociedade Comercial Irmãos Claudino, que reúne outras operações de indústria e varejo.
Com R$ 2,2 bilhões em saldo de caixa em dezembro de 2018, o Magazine Luíza ainda fechou acordo para a compra da Netshoes por US$ 62 milhões. A transação ainda não foi concluída.
A maioria das lojas do Pará será em cidades menores, fora da capital, Belém. Isso reforça a estratégia da companhia que, na avaliação de consultores, caminha na direção de ser a Amazon (gigante do varejo mundial) brasileira. Ao ampliar sua capilaridade, chegando a municípios mais distantes dos grandes centros, a varejista reforça o modelo de negócio que une as lojas físicas com o varejo online. Os pontos de venda viram uma espécie de mini centros de distribuição, o que garante a rapidez na entrega das compras online, o maior obstáculo ao avanço do e-commerce, sobretudo em regiões distantes do Sudeste.