Correio de Carajás

Maçonaria: Glepa é reconhecida pela Grande Loja da Inglaterra

Uma articulação de décadas teve o seu grande resultado nesta quarta-feira, dia 11 de março, com a confirmação do reconhecimento da Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (Glepa) pela Grande Loja Unida da Inglaterra (Glui). A decisão para o reconhecimento foi anunciada por ofício enviado pelo grande chanceler Derek Dinsmore ao grão-mestre Edilson Araújo dos Santos.

A Grande Loja Unida da Inglaterra, em Londres, é a maior e uma das mais antigas potências maçônicas do mundo e tal reconhecimento é um feito enorme e histórico para a Glepa. Além do grão-mestre, o grande secretário de Relações Exteriores André Gondin, e todo o corpo da Grande Loja trabalharam por este resultado. Segundo Edilson, a articulação com maçons brasileiros que têm influência fora do país ajudou bastante.

A Glepa passa a alcançar um novo status frente a outras potências. O reconhecimento deve ser oficializado em solenidade própria, em Londres, em data que ainda será definida. Na ocasião, o grão-mestre receberá um documento oficial (carta de reconhecimento) emitido pela Glui.

Leia mais:

Além de informar ontem mesmo os membros da Glepa via redes sociais, o grão-mestre Edilson Araújo dos Santos reuniu vários deles no início da noite na sede da instituição, em Belém, para uma confraternização. “Um momento ímpar em nossa história, e me orgulho muito desse reconhecimento ter vindo durante a minha gestão, sem deixar de reconhecer que os Grão-Mestres que me antecederam muito fizeram em busca desse objetivo.”, disse em um comunicado nas redes sociais.

O reconhecimento de uma Grande Loja significa a admissão por outros Grandes Lojas regulares de sua regularidade maçônica, sua autoridade e sua integridade territorial.

A Grande Loja Maçônica do Pará é uma organização soberana e independente, com governo e responsabilidade ritualística e administrativa. Sua fundação remete a 1927. Hoje são 81 Lojas na Jurisdição e 2.350 Obreiros. (Da Redação)


# Versão traduzida da carta:

“GRANDE LOJA DA INGLATERRA

Caro senhor e irmão,

Escrevo para informá-lo, que em sua Comunicação trimestral de março, realizada em 11 de março de 2020, a Grande Loja Unida da Inglaterra decidiu conceder reconhecimento à Grande Loja do Estado do Pará, Brasil; Grande Loja do Estado de Sergipe, Brasil; Grande Loja do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil e a Grande Loja de Moçambique.

Sua sinceridade e fraternidade,

Derek R Dinsmore – Grande Chanceler”



Atual Grão-Mestre da Glepa, Edilson Araújo, comemora o reconhecimento