Se a estreia no Bellator tinha deixado alguma dúvida, a performance de Lyoto Machida neste sábado, na edição 222 do evento, foi impecável. No Madison Square Garden, em Nova York, o brasileiro nocauteou Chael Sonnen aos 22 segundos do segundo round. Após a derrota, o americano anunciou a aposentadoria do mundo das lutas.
Duas joelhadas voadoras certeiras abriram o caminho para que o “Dragão” conseguisse o nocaute técnico aos 22 segundos do segundo round. Com isso, Machida se aproxima de uma possível luta pelo título, já que o meio-pesado já venceu o atual campeão da categoria, Ryan Bader,
– Eu me senti muito bem essa noite, agradeço ao Chael Sonnen por ter aceito e me enfrentado hoje. Eu não esperava que ele sobrevivesse depois daquela joelhada, ele realmente é muito duro. Nós estudamos muito o estilo dele, sabíamos que ele viria assim.
Leia mais:Aos 42 anos, era esperado que Chael Sonnen pendurasse as luvas em caso de derrota no evento. Durante a carreira, o falastrão americano criou uma rivalidade em particular com o Brasil: dos 48 adversários da carreira, seis foram contra atletas do país. Os confrontos contra Anderson Silva e Wanderlei Silva marcaram uma rixa
– Foi um contrato de cinco lutas, eu me diverti demais. Eu agradeço a vocês todos, mas estou indo embora, estou me aposentando – disse Sonnen para o público presente no Madison Square Garden.
Rory MacDonald vence Gracie e avança às finais
O brasileiro Neiman Gracie tentou uma finalização até o fim, mas a experiência de Rory MacDonald falou mais alto. O canadense usou uma estratégia eficiente, combinando socos potentes e anulando o jogo de chão do brasileiro para sair com a vitória na decisão dos juízes (49-46, 48-47, 48-47).
Além de defender com sucesso o título dos meio-médios da organização, MacDonald se credenciou para a final do GP da divisão e enfrenta Douglas Lima na final. Os dois já lutaram em 2018, quando o canadense derrotou o brasileiro e conquistou o cinturão da categoria. Já o brasileiro, que estava invicto há oito lutas, conheceu a primeira derrota na carreira.
– É uma honra poder competir em uma arena como essa, chegar na minha carreira e defender meu cinturão no Madison Square Garden é uma honra. A luta contra Douglas Lima vai ser bem legal, eu não me surpreendo de encontrá-lo novamente na final, ele é um verdadeiro campeão e vai ser muito bom – disse MacDonald ao fim do combate.
Robson Gracie Jr. conquista segunda vitória no MMA
Além de Neiman e Lyoto Machida, outros dois brasileiros estiveram em ação no Bellator 222. Primeiro a entrar em ação, Robson Gracie Jr. chegou a segunda vitória seguida no MMA e na organização. Assim como na estreia, saiu com a vitória por finalização ao vencer Oscar Vera com uma chave de braço aos 3m15s do R1.
Com golpe certeiro, Archuleta nocauteia Dudu Dantas
Ex-campeão peso-galo da organização, Dudu Dantas fazia a estreia na categoria de cima, assim como o adversário Juan Archuleta. Depois de um primeiro round morno, o brasileiro não conseguia se achar no combate. Faltando um segundo para o fim da segunda etapa, o americano encaixou um golpe de direita certeiro que levou o atleta da Nova União à lona. O nocaute rendeu a Archuleta a décima oitava vitória consecutiva da carreira, que ao fim do combate pediu uma chance ao cinturão da categoria peso-galo.