A única apresentação do espetáculo ‘Lugar da Chuva – um mergulho poético na Amazônia amapaense’ em Marabá levou centenas de expectadores ao Partage Shopping para prestigiar o resultado do intercâmbio criativo entre o coletivo amapaense Frêmito Teatro e o paulistano Agrupamento Cynétiko. A encenação do espetáculo foi realizada ontem (7), com tradução em LIBRAS e audiodescrição, e teve entrada gratuita.
A peça conta a trajetória de dois viajantes, interpretados pelos atores Raphael Brito e Wellington Dias, que navegam por terras amapaenses, apresenta uma visão sobre o Amapá tanto do ponto de vista de quem é nativo, quanto do olhar “de fora”, buscando um lugar de troca onde se possa construir a reflexão. O espetáculo se utiliza de uma abordagem simples e crítica para convidar o público para reflexões sobre temas que permeiam a vivência das populações amazônicas, como problemas sociais, ecológicos e urbanísticos.
Leia mais:“Foi uma experiência sensacional. Eu vim trazendo meus alunos de teatro e de cursinho pré-vestibular, e, para eles, eu vi que foi uma experiência surreal. É sempre um prazer estar participando de eventos culturais como esse e foi incrível poder conhecer um pouco da cultura amapaense”, Wesley Monteiro, ator e professor de teatro. “É muito interessante, porque a forma como os atores fazem a imersão na história, utilizando recursos como som e iluminação, deixa muito mais emocionante. Eu também fiz questão de trazer meus filhos para que eles compreendessem um pouco mais dessa linguagem do teatro, inclusive foi o primeiro contato deles com uma peça teatral”, Itair Rodrigues, músico e produtor cultural.
A itinerância de ‘Lugar da Chuva’ pelos estados do Maranhão e Pará é realizada com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O espetáculo tem direção geral assinada por Otávio Oscar, texto de Ave Terra, direção de arte de Daniele Desierrê e coordenação geral da Associação Gira Mundo.
Após a passagem por Marabá, a trupe segue para Canaã dos Carajás, onde se apresenta na sexta-feira (9) e no sábado (10), a partir das 19h30, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Após o espetáculo de sábado, a equipe realiza um bate-papo com o público.