Correio de Carajás

Local do jogo do Águia na Copa BR continua incerto

“Realização do jogo em Marabá trará benefícios inestimáveis para a população”/Foto: Walison Soares/TV Correio (SBT)

Termina nesta quinta-feira (16) o prazo dado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o Águia de Marabá informe o local da partida do primeiro jogo do time na Copa do Brasil de 2025. Mas até agora essa situação não está definida, pois nem o bom e “velho” Estádio Zinho Oliveira e nem a nova Arena Itacaiunas Asdrúbal Bentes têm a capacidade mínima exigida de 4 mil torcedores. Diante disso, a diretoria do Águia vem tentando, de várias formas, resolver essa situação para que o time não tenha que jogar em Belém.

A primeira iniciativa foi solicitar a prefeitura que encontre uma forma de aumentar mais mil lugares na nova arena (possivelmente com arquibancadas móveis), pois a quantidade inicial do estádio é de 3 mil lugares. Mas até hoje o município não deu nenhuma resposta concreta. Diante disso, o Águia apelou à Federação Paraense de Futebol (FPF) para que interceda junto à CBF.

Em ofício encaminhado à FPF, o presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto, pediu uma autorização excepcional para utilização do Zinho de Oliveira. “Embora a capacidade atual do estádio esteja ligeiramente abaixo do mínimo previsto, a realização do jogo em Marabá trará benefícios inestimáveis para a população local e para o fortalecimento do futebol na região”, argumenta Ferreirinha.

Leia mais:

Além disso, ele destaca que o Zinho de Oliveira, historicamente utilizado pelo clube, atende às condições de segurança e apresenta estrutura adequada para receber eventos esportivos de grande relevância. “Ademais, a presença da torcida é fator essencial para o desempenho da equipe, sendo determinante para a promoção de uma experiência esportiva autêntica e emocionante”, justifica, ao dar como exemplo os jogos contra Botafogo-PB e Goiás em 2023; e contra o Coritiba, em 2024.

Mais prazo

Caso a medida não seja aceita, Ferreirinha pede a extensão de prazo para indicação do estádio. “Como alternativa ao pedido anterior, requeremos que seja concedida uma extensão no prazo para a indicação do estádio a ser utilizado pelo Águia de Marabá na primeira fase da Copa do Brasil”, diz o ofício.

Atualmente, observa ele, o novo estádio municipal de Marabá se encontra em fase de emissão de laudos para sua utilização plena, estando próximo de atender a todas as exigências regulamentares. “Um prazo adicional permitirá que a documentação necessária seja concluída, garantindo a viabilidade do uso do novo equipamento esportivo”, afirma.

Data-base do jogo

Por fim, caso não seja possível viabilizar o uso do Zinho Oliveira ou a extensão do prazo para a definição do estádio, o Águia solicita que a data-base para realização do jogo da primeira fase seja fixada em 26 de fevereiro. “Essa medida proporcionará tempo hábil para que o novo estádio municipal esteja completamente adequado, possibilitando que a Copa do Brasil inaugure uma estrutura moderna e de alto padrão, representando um marco histórico para o futebol local”, afirma.

(Chagas Filho)