Correio de Carajás

LOA: Vereador apresenta emenda em cima da hora e votação é adiada

Câmara adia para próxima semana votação do orçamento de 2019 Foto: Tina Santos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) adiou para a próxima semana a votação da Lei Orçamentária Anual para 2019 (LOA). A matéria foi apresentada na Sessão Ordinária da manhã desta terça-feira,18, e marcada outra sessão extra, que começou às 13 horas, para votar a matéria, mas na hora da leitura do relatório da Comissão de Constituição e Justiça e Redação, o vereador Marcelo Parceirinho (PSC) apresentou uma emenda,dizendo que não tinha prazo para avaliar e discutir a proposição.

Por este motivo, o presidente da CMP, Elias Ferreira (PSB), encerrou a sessão e também suspendeu o recesso dos vereadores no mês de dezembro. Desde o começo, Marcelo Parceirinho deu indicativo de que não iria facilitar a votação do orçamento nesta terça-feira.

O clima chegou a ficar tenso quando ele disparou contra os colegas, dizendo que os vereadores estavam dando cheque em branco ao Executivo ao autorizar suplementação de 20% ao orçamento. O governo queria 30% de suplementação.

Leia mais:

O vereador Zacarias Marques (sem partido) apresentou emenda baixando o percentual para 20%, o que recebeu apoio da maioria dos parlamentares.  Parceirinho,no entanto, apresentou emenda autorizando só 10% de suplementação. Ele não teve apoio e sua emenda sequer foi aceita.

Ainda na discussão sobre a suplementação, justiçou que a população jamais concordaria com os valores anteriormente propostos, diante da atual situação do governo. Houve reação dos colegas, que criticaram a colocação do vereador.

Zacarias Marques e Ivanaldo Braz(sem partido) foram os que teceram as críticas mais contundentes à fala do colega. Segundo Zacarias, não está se dando um cheque em branco ao gestor, mas possibilitando a flexibilidade na movimentação do orçamento.

Na votação, a suplementação de 20% foi aprovada com 12 votos a favor e uma abstenção. Joel do Sindicato (DEM)chegou a votar contra a emenda, mas recebeu orientação de Parceirinho de que votando contra estaria concordando com os 30% ao governo, decidiu votar a favor. Parceirinho, justificando que era contra os 30% e os 20%, se absteve.

Terminada a votação da suplementação, Elias Ferreira colocou em discussão a LOA. Quando a vereadora Eliene Soares (MDB), relatora da Comissão de Constituição, Justiça e Redação,iniciava a leitura do parecer da comissão, Parceirinho apresentou uma emenda ao projeto.

Elias Ferreira perguntou se tinha um prazo para conclusão da análise da emenda e, de forma seca, ouviu que não.“Talvez no final da tarde de hoje [terça-feira}”, respondeu. Com base na resposta do colega, Elias disse que estava suspenso o recesso dos vereadores e convocou a todos para a próxima sessão, na sexta-feira, 28, para votar o orçamento, que tem previsão de R$ 1.243.000,00 para 2019, além de mais três matérias do Executivo. (Tina Santos)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…