Correio de Carajás

Lixo se acumulado

O problema da coleta de lixo em Marabá, antes concentrado em pontos isolados, parece estar se espalhando por diversos bairros da cidade, gerando uma onda de insatisfação entre os moradores. Após a publicação de reclamações iniciais, novas denúncias surgiram nas redes sociais, com registros de lixo acumulado nos bairros Vale do Itacaiunas e Belo Horizonte, levantando um questionamento que ecoa pela cidade: a culpa é dos moradores ou da gestão municipal, que parece não dar conta de administrar o serviço essencial?

 

 

Leia mais:

Lixo se acumulado II

Nas redes sociais e em contato direto com a nossa redação, a população expressa sua frustração. “Aqui na minha rua, desde quinta-feira não passa o carro para recolher o lixo. Meu lixo está aqui na cesta desde quinta-feira”, desabafa a moradora Crystiane Santos. O sentimento é compartilhado por Juliana Maia, que relata uma situação semelhante em sua localidade: “Na (Folha) 22 já está há alguns dias assim”.

 

Lixo se acumulado III

A percepção de desorganização no serviço é um ponto comum entre os relatos. Para Jamily Sousa, a situação é lamentável e evidencia uma piora no que antes era um serviço regular. “Está uma desorganização enorme. A coleta de lixo era feita todo santo dia, tirando o domingo, mas agora passa três dias sem ser realizada e, quando vem, ainda é na caçamba, que não aguenta nada”, critica a internauta, apontando a precariedade do serviço quando ele finalmente acontece. A consequência direta da falha na coleta é a transformação de espaços públicos em verdadeiros lixões a céu aberto, como aponta Sebastiana Alves. “Aqui no bairro Coca-Cola está um tremendo lixo por todas as esquinas”, afirma.