Correio de Carajás

Lixo produzido durante o Parazão servirá de material para construção de quadras

No ano em que Belém recebe a COP30, o Campeonato Paraense terá a sustentabilidade como foco, segundo Ricardo Gluck Paul

Taça Estrela do Norte — Foto: Fernando Torres

Inspirado na 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém, em novembro de 2025, o próximo Campeonato Paraense terá a sustentabilidade como tema, segundo o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul.

Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol — Foto: Rodrigo Ferreira/CBF
Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol — Foto: Rodrigo Ferreira/CBF

O Parazão da próxima temporada irá deixar um “legado” para sociedade. O lixo produzido durante o torneio que tem início no dia 18 de janeiro será convertido em um material reciclável que servirá para construção de quadras.

 Cria um ambiente de colaboração e cooperação entre esses atores que querem o bem do campeonato, da competição. A maior lição é esse sentimento de unidade, de união, de todos esses elementos que fazem parte do sistema de futebol. Estou muito entusiasmado com essa competição, que é temática, que estará falando de COP, de sustentabilidade, levantando importantes bandeiras e com um importante legado.

Leia mais:
Todo o lixo será convertido para um sistema de reciclagem, que irão virar britas de construção, que irão virar quadras esportivas para a sociedade. — Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF

Cop 30

 

Com sede em Belém em novembro de 2025, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) é realizada de forma anual por representantes de vários países para discutir mudanças climáticas ao redor do planeta e desenvolver soluções para problemas ambientais.

Parazão 2025

 

Com início no dia 18 de janeiro, o Parazão 2025 começa dois dias mais cedo que a edição de 2024, que teve início no dia 20.

Por conta do Mundial de Clubes que irá ocorrer no meio do próximo ano, os campeonatos estaduais serão mais curtos.

O campeonato estadual seguirá sendo disputado pelas 12 equipes, dividas em três grupos (os times do mesmo grupo não se enfrentam), de quatro equipes, que duelam em turno único, onde as oito primeiras da classificação geral avançam para as quartas de final. As quartas e semis serão disputadas em jogo único. Já a final segue no formato de ida e volta.

Assim como em 2024, a Copa Grão Pará será disputada simultaneamente com o Parazão, sendo que os eliminados nas quartas de final (5°, 6°, 7° e 8° colocados), estarão na primeira fase da disputa, enquanto que aqueles que saírem na semifinal entrarão na segunda fase da copa estadual.

Campeão e vice do Campeonato Paraense garantem vaga na Copa do Brasil 2026, assim como o campeão da Copa Grão Pará, já o vice desta competição garante classificação se algum time do estado se classificar para a copa nacional através de outra competição. Os dois melhores colocados sem divisão no Campeonato Brasileiro asseguram as vagas na Série D 2026.

(Fonte:G1)