Correio de Carajás

Livro “Você vai ganhar um irmãozinho” aborda dilemas sobre a chegada de um novo filho

Um livro que pais, professores e cuidadores de criança precisam conhecer

Escritor Francisco Neto fará live para lançamento do aguardado livro “Você vai ganhar um irmãozinho”/ Crédito da foto: Raillander

Como se sente uma criança quando ela fica sabendo que vai ganhar um irmãozinho? O que pais, professores, pediatras, psicólogos e outras pessoas que cuidam de crianças precisam saber sobre a experiência da criança que vai ganhar e perder ao mesmo tempo com a chegada de um irmãozinho, de uma irmãzinha? O novo livro infantil do escritor tocantinense Francisco Neto Pereira Pinto responde a essas perguntas de maneira leve e divertida, por meio de uma narrativa curta e belamente ilustrada. O livro foi publicado pela editora Mercado de Letras, e terá dois lançamentos neste mês de março.

A live de lançamento será no dia 17 deste mês, com início às 20h30, pelo canal do Instagram do próprio autor: https://www.instagram.com/francisconetopereirapinto/.

O lançamento presencial será no dia 22, às 9 horas, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Leia mais:

Sid Alves, que é psicólogo em Araguaína, comenta o seguinte sobre a obra: “vejo o livro como uma contribuição àqueles que precisam entender alguns mistérios e sutilezas da forma de a criança perceber e pensar o mundo ao redor, seus conflitos internos e relacionamentos. Mostra que é possível em meio ao conflito fazer a criança compreender o que se passa em sua mente e emoções que emergem do seu ser. Uma boa estória aguça sua fantasia e instiga a compreender o conflito no momento que recebe a notícia da chegada de um concorrente. Vale a pena essa leitura reveladora”.

Na história, os pais de Téo contam para ele que a mamãe tem um presente dentro da barriga, e que logo ele vai ganhar uma irmãzinha ou irmãozinho. Os pais estão muito felizes, e ele percebe que também deveria estar feliz. Embora esteja alegre, também está preocupado, porque terá de dividir toda atenção que era somente dele. Daí a avó percebe que ele está ansioso, e então resolve contar uma história para ajudá-lo a compreender o que está acontecendo. Os dois dão boas gargalhadas e depois ele vai brincar com seu bichinho de pelúcia.

O autor conta que a ideia desse livro surgiu quando sua esposa ficou grávida do segundo filho e eles ficaram se perguntando: como contar para o Theo, seu primeiro filho, e como ajudá-lo a lidar com a chegada de um novo irmãozinho? Pesquisaram na internet sobre livros infantis que tematizam o assunto e não encontraram. Então Francisco Neto resolveu escrever essa história para contar ao seu filho e também para ajudar outros pais e outras crianças a lidar com esse tipo de experiência de maneira saudável. Além da história, há um breve artigo de uma especialista em saúde mental infantil que explica de maneira simples, do ponto de vista científico, qual o impacto emocional da chegada de uma nova criança para o irmão mais velho.

Esse livro preenche uma lacuna que existia do ponto de vista da literatura infantil, e é recomendado para todas as pessoas que cuidam de crianças, não somente para os pais. Foi ilustrado por Fabiana Correia, e patrocinado pelos médicos Dra Amanda Gonçalves, Juliana Plácido e Victor Rocha Mourão. Você vai ganhar um irmãozinho já está disponível na Amazon e em outras grandes livrarias online, como Submarino, Magazine Luiza e Americanas. Perfil do autor na Amazon: https://www.amazon.com.br/stores/author/B0C8JT152H/about

Sobre o autor

Francisco Neto Pereira Pinto tem 41 anos e é esposo de Ana Paula e pai de quatro filhos: dois humanos, o Théo e o Ravi, e dois quatro patas: o Dom – já falecido, e a Calíope. Psicanalista, professor universitário – graduação e doutorado e escritor. Doutor em Letras. É autor de vários livros, dentre eles cinco literários. Hoje, seu maior sonho é poder equilibrar melhor como gasta seu tempo entre trabalho e família – desejando participar mais ativamente da criação dos filhos, ajudando-os a se tornarem pessoas boas consigo mesmas e com os outros.