Correio de Carajás

Livro escrito por cerca de 70 professores de escolas do campo é lançado na Unifesspa

Nesta quarta-feira (dia 11) ocorre na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) o lançamento da obra “Currículo Integrado, Agroecologia e Letramento em Português e Matemática: relatos de experiência sobre projetos de ensino em Escolas do Campo no Sudeste Paraense”. A atividade será no auditório central da Unidade III da Unifesspa em Marabá (Cidade Jardim), a partir das 14 horas.

O livro é fruto de ação de extensão homônima, desenvolvida por um coletivo de docentes e discentes da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo), entre 2022 e 2023, ao longo de 1 ano e 6 meses, a fim de refletir, construir e sistematizar um repertório de práticas pedagógicas referenciadas nas escolas do campo de quatro municípios: Marabá, São João do Araguaia, Jacundá e Nova Ipixuna.

As experiências relatadas nos onze capítulos da obra partem da realidade do campo e são exemplares no incentivo também a outras realidades pensarem o letramento, o currículo integrado e a agroecologia como fundamentais em uma concepção de formação humana não predatória na relação com a natureza em qualquer recorte geopolítico, seja no campo ou na cidade. Assim, além de refletir sobre princípios teóricos para fundamentar práticas pedagógicas, foi preponderante nesse processo o diálogo sobre as problemáticas enfrentadas em cada contexto, com o intuito de integrar os projetos de ensino-aprendizagem à construção de alternativas de enfrentamento desses desafios.

Leia mais:

Escrito por 69 professores da educação básica, o livro responde à lacuna de práticas extensionistas na universidade que visibilizem os professores que estão no chão da escola como protagonistas e, especialmente, autores de livro.

A ação de extensão envolveu os docentes da Fecampo/Unifesspa Haroldo de Souza, João Pedro Antunes de Paulo, Maura Pereira dos Anjos, Rodrigo de Almeida Muniz e Flávia Marinho Lisbôa (Coordenadora), além de cinco discentes da faculdade que atuaram como bolsistas: Joelson de Sousa Pereira, Jhones Tavares Aquino, Edilene Leão da Silva, Rafael Baião Correia, Claremilta Sousa dos Santos. A coordenação geral do projeto de extensão à qual se vincula a ação é do professor Maurilio Monteiro, docente da Faculdade de Economia/Unifesspa.

A publicação leva o selo editorial do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde a professora Flávia Marinho Lisbôa é vinculada como docente permanente. A capa do livro parte de um registro fotográfico de uma escola do campo da região onde foi desenvolvido o projeto e o prefácio é de autoria de Maria Raimunda, do Setor de Cultura e Educação do MST.

SERVIÇO:

Link para acesso gratuito ao livro digital: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.31272343

Link de inscrição aos interessados em receber certificado referente à atividade de lançamento: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/lancamento