Correio de Carajás

Livro debate produções discursivas e técnicas de biopolíticas

Nilza Brito e Gabriela Gomes radiantes com a produção do livro/Foto: Divulgação

Será lançado neste sábado (3) o livro “Produções Discursivas sobre o Professor: Técnicas de biopolíticas”, às 19h no Partage Shopping Marabá. A obra foi escrita pela egressa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) onde fez a graduação em Letras Português, com conclusão em 2014 e fez mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (Poslet/Unifesspa), turma 2017-2019, orientada pela professora doutora Nilza Brito Ribeiro.

A autora da obra, Gabriela Sousa Gomes, que é filha de Marabá, desenvolveu maior parte da sua atividade acadêmica no município, inclusive foi onde realizou a pesquisa durante o mestrado que deu vida ao livro. A pesquisadora explica a importância do incentivo a educação. “Estou muito feliz com o lançamento desta obra, não só por se tratar de uma pesquisa desenvolvida na área da educação, mas também por ser um produto fruto de um estudo feito nesta cidade, pelo poder que o incentivo ao conhecimento, a educação e a ciência traz para a sociedade. Espero que esse livro possa contribuir com a construção de novos saberes”, relatou a egressa.

Na descrição do livro, a professora e Dra. Nilza Brito Ribeiro, faz uma breve apresentação da proposta da obra. Segundo a exposição, traz “teorias produzidas no campo das ciências sociais, com o foco na política educacional brasileira, em contexto neoliberal estabelecendo um diálogo importante entre as problematizações produzidas nesse domínio de reflexão teórica e os efeitos das políticas públicas educacionais brasileiras, em que o professor é objetivado e subjetivado com o elemento de saber-poder.

Leia mais:

De acordo com a autora serão doadas duas unidades do livro para a biblioteca da Unifesspa, unidade 3, localizada no bairro Cidade Jardim, em Marabá. (Fonte: Ascom/Unifesspa)