Ponakatu Assurini, líder indígena conhecida pela altivez com que escudava seu povo, morreu vítima da covid-19 nesta sexta-feira (22). Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tucuruí, onde aguardava transferência para o Hospital de Campanha de Marabá.
O marido dela e mais quatro nativos estão internados na mesma unidade com os sintomas do novo coronavírus. Até então, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, sete indígenas foram confirmados com a doença na cidade.
Em nota, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) lamentou a morte de Ponakatu e informou que o pedido de leito ao estado aconteceu três dias após a internação dela na UPA. Ainda conforme a Sespa, o leito foi reservado no mesmo dia em que foi solicitado, mas a paciente faleceu antes da transferência.
Leia mais:Na última atualização do informe epidemiológico, a Prefeitura de Tucuruí revelou que o município possui 259 casos confirmados e 34 mortes. Além disso, outros 396 foram descartados e 1.886 seguem monitorados. (Da Redação)