O líder indígena Bebô Kaiapó assumiu a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Kaiapó), com sede em Redenção, no sul do Estado. A cerimônia de posse transcorreu na quinta-feira, 23, no auditório da Escola Tancredo Neves com a presença da representante do Ministério da Saúde, Carmem Pakararô, representando o Governo Federal, lideranças indígenas, autoridades locais e representantes de classes.
“Estamos escrevendo a história da nossa nação, pois ninguém melhor do que um índio para saber a necessidade do seu povo”, disse Bebô Kaiapó. A indicação dele para o cargo ocorre após quase quatro meses da posse presidencial. Em janeiro passado, Bebô com apoio de indígenas e lideranças da região, já havia se deslocado até Brasília, supostamente no intuito de reivindicar a coordenação do órgão. Apresentações de danças indígenas abrilhantaram a solenidade, que reuniu um bom público.
O DSEI-Kaiapó é uma importante entidade de atenção e cuidados à população indígena Kaiapó, que conta com mais de 5.000 integrantes em várias aldeias na região sul paraense. É a primeira vez que um líder indígena assume a gerência do órgão. O DSEI é vinculado à Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado ao Ministério da Saúde. (Delmiro Silva)
Leia mais: