Correio de Carajás

Licores e geleias de Marabá vão para feira de exportação

Delvis Cardoso mostra o portfólio da Levite Amazônia, que é dividido em três linhas
✏️ Atualizado em 20/09/2025 08h42

O sabor e a leveza de produtos da recém-criada Levite Produtos Amazônicos estão com passagem garantida para a Exporta Mais Amazônia 2025, evento de caráter internacional que ocorrerá em Rio Branco, no Acre, entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro. A empresa se destaca por licores, geleias e molhos produzidos com matérias-primas da biodiversidade amazônica, combinando inovação e sustentabilidade.

Em entrevista ao Correio, Delvis Cardoso, proprietário da Levite, contou que o negócio começou como um hobby, produzido em casa para consumo próprio. “Nós somos uma família que gosta de compartilhar momentos com os amigos. A produção surgiu como um passatempo que, aos poucos, foi se especializando. Nossos amigos apoiaram a ideia e, de forma unânime, incentivaram a gente a começar a comercializar os produtos”, conta o fundador.

Hoje, pouco mais de um ano após iniciar a produção, a Levite Amazônia já conta com mais de seis pontos de venda em Marabá, além de distribuição em Brasília, Bahia e clientes em Goiânia, alcançando quase todo o Brasil. Os produtos também são enviados para outras regiões do país.

Leia mais:

O empreendedor cita que o suporte do Sebrae começou antes da fundação da Levite Amazônia, por ele já participar das consultorias e palestras por conta de outra empresa dele. “Quando começamos a expandir a escala, passei a me envolver ainda mais. Há pouco mais de três meses iniciamos o programa de exportação, e quando surgiu a oportunidade de inscrição em Rio Branco, aproveitei na hora”, comemora.

O portfólio da Levite Amazônia é dividido em três linhas: licores, geleias e molhos para churrasco. Entre os licores, estão o de cupuaçu, de jambu, cremoso de caju do Pará, chamado Licor Marabá, em homenagem à cidade, e o licor de chocolate amazônico. As geleias incluem cupuaçu com pimenta e taperebá (cajá) com pimenta de cheiro. “O meu xodó é o licor de cupuaçu. Ele foi o primeiro produzido, se tornou nosso produto carro-chefe e é o preferido dos clientes. Já o mais exótico é a geleia de taperebá com pimenta de cheiro, que tem um sabor incrível”, comenta.