Nesta segunda-feira, 4, véspera do aniversário de 109 anos de Marabá, o prefeito Tião Miranda assinou um decreto que dispensa a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no município.
De acordo com o documento, a decisão foi tomada após o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus analisar a redução no número de óbitos e casos confirmados de covid-19 na cidade, assim como a diminuição na taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI´s e de enfermaria.
O prefeito levou em consideração a ampliação da vacina contra a covid-19 em todo o território nacional.
O decreto nº 296 passa a valer a partir desta segunda-feira, 4.
Ouvido pelo Correio de Carajás no início da noite desta segunda-feira, dia 4 de abril, o titular do Departamento de Defesa Sanitária (Divisa), Daniel Soares, confirmou que a decisão do prefeito teve por base a consulta ao Comitê Municipal de Enfretamento à Covid-19. Tal organismo é presidido pelo secretário de Saúde, Luciano Dias e composto por membros de vários setores. Uma reunião do comitê ocorreu no final da tarde de hoje.
“Nós reunimos e após longo debate entendemos que no atual momento já conhecemos a doença, já conseguimos manter o controle e tratar. Já conhecemos mais o inimigo. Com isso, estamos facultando, deixando de obrigar. Mas continua usando quem quiser, todos sabem como se comportar”, respondeu.
O Portal também perguntou se o Comitê continua trabalhando, ao que ele respondeu que continuará existindo e monitorando a incidência de casos de covid-19. (Ana Mangas e Patrick Roberto)
Leia o decreto: