O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton participou nesta segunda-feira (7) de uma sessão solene para receber o título de cidadão honorário brasileiro. O inglês heptacampeão mundial está no país para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no final de semana.
O projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). O relator da resolução foi o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).
Leia mais:Na justificativa para concessão do título, Figueiredo citou a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além de uma homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo, em 2021.
Na ocasião, o inglês usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.
Por se tratar de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.
Na solenidade desta segunda, Hamilton voltou a homenagear Senna e o chamou de herói.
“Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna.”
O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que o piloto se tornou um ídolo de todos os brasileiros.
“O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração”, disse Lira.
A embaixada britânica divulgou nota afirmando que a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkin, acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso e que é uma “homenagem merecida”.
“A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil, e os brasileiros o admiram não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, escreveu Melanie Hopkin.
(Fonte:G1)