• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Leonardo DiCaprio divulga foto de área indígena no Brasil com mensagem ‘fora garimpo’

por Luciana Marschall
27/12/2019
em Política
Foto: Victor Moriyama/ISA

Foto: Victor Moriyama/ISA

138
Visualizações

Leonardo DiCaprio, ator americano, postou nesta quinta-feira (26) uma imagem de um encontro entre povos indígenas brasileiros. Os índios se posicionam e formam as palavras “Fora garimpo” em denúncia às extrações ilegais de minério nas terras das etnias Yanomami e Ye’kwana, em Roraima e no Amazonas.


“Fora garimpo” – uma poderosa mensagem dos povos Yanomami e Ye’kwana do Norte do Brasil para o mundo. Apesar das leis brasileiras considerarem ilegal a mineração nas terras indígenas Yanomami, milhares de garimpeiros entraram recentemente no parque, uma das maiores reservas indígenas do Brasil, e espalharam malária e contaminaram os rios com mercúrio”, disse o post.

“A invasão ocorre após o corte no orçamento das operações policiais da Amazônia no Brasil, deixando as áreas protegidas vulneráveis ​​à exploração. A última vez em que houve uma invasão dessa escala foi na década de 1980, quando cerca de um quinto da população indígena morreu devido à violência, à malária, à desnutrição, ao envenenamento por mercúrio, entre outras causas. Em um recente encontro das lideranças Yanomami e Ye’kwana, os povos enviaram uma carta às principais autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiro. “Não queremos repetir essa história de massacre”, completou DiCaprio.

A foto foi concedida pelo Instituto Socioambiental (ISA), organização que trabalha em diferentes áreas da Amazônia, como a bacia do Xingu, no combate ao desmatamento e na proteção dos povos tradicionais.

Encontro em Roraima

O G1 noticiou em 27 de novembro a denúncia dos povos indígenas do Amazonas e Roraima. As lideranças divulgaram uma carta aberta em que voltaram a falar sobre a presença de garimpeiros ilegais na região e alertaram para o risco de massacre.

O texto, que é assinado por lideranças das etnias Yanomami e Ye’kwana, foi elaborado durante uma reunião que ocorreu na reserva, na região do Demini, em Roraima. Ele foi lido pela deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) durante audiência pública na Câmara dos Deputados no dia 26 de novembro.

“Os garimpeiros estão envenenando as pessoas e contaminando nossos rios, nossos peixes, nossos alimentos e espantando nossa caça. Sabemos que o mercúrio usado no garimpo está contaminando nosso povo”, diz um dos trechos da carta. “Essa é a mensagem de todos os Yanomami e Ye’kwana juntos para todo o planeta”.

No início de novembro, uma manifestação de garimpeiros deixou a BR-174, principal rodovia de Roraima, fechada por quatro dias. O ato foi em protesto contra a operação que desmontou focos de garimpo ilegal na região e para cobrar a regularização da mineração em áreas indígenas, projeto em fase de estudo pelo governo federal, mas rechaçado pelos índios. (G1)

Comentários
Tags: GarimpoIndigenasLeonardo DiCaprioprotesto
Matéria anterior

‘Inflação do aluguel’ acelera para 2,09% em dezembro e fecha 2019 em 7,3%

Próxima matéria

CNJ cria grupo de trabalho para formular em 20 dias normas de aplicação da nova lei anticrime

RelacionadaMatérias

Senado aprova em segundo turno PEC Emergencial
Política

Senado aprova em segundo turno PEC Emergencial

04/03/2021
143
Governo Federal decide comprar vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen
Política

Governo Federal decide comprar vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen

03/03/2021
39
TSE confirma novas eleições para prefeito em Goianésia do Pará
Política

TSE confirma novas eleições para prefeito em Goianésia do Pará

03/03/2021
399
Próxima matéria
Foto: Divulgação

CNJ cria grupo de trabalho para formular em 20 dias normas de aplicação da nova lei anticrime

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019