Correio de Carajás

Leishmaniose: Cãominhada alerta a população

Segundo Deyse, o domingo será recheado de atividades/ Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em cumprimento à Lei 12.604, que institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, a Secretaria de Saúde de Marabá, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, inicia neste domingo (5) ações de orientação e conscientização na cidade contra a doença que atinge animais de estimação, principalmente cães e gatos. A abertura da programação contará com uma Cãominhada, sorteio de prêmios e ainda concurso de fantasias de animais.

“Na segunda-feira (5), estaremos fazendo blitz nos principais semáforos de Marabá. Na terça vamos estar no Bairro Araguaia, na quarta vamos fazer blitz novamente e na quinta-feira vamos para o Bairro Jardim União”, afirma José Amadeu Moreira, coordenador de endemias no CCZ.

As blitze realizadas no município vão durar cerca de uma hora e vão consistir na distribuição de panfletos para motoristas e transeuntes. Já as ações nos bairros selecionados, serão realizadas de porta em porta. Conforme a legislação brasileira, a Semana de Combate à Leishmaniose tem como alvo estimular ações educativas e preventivas, promover debates e outras atividades sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate da doença.

Leia mais:

“Quando assumimos a gestão em 2017, a situação estava bem complicada, tanto a do Aedes quanto do flebótomo. Em 2016, ainda no governo do João Salame, tivemos quatro mortes de indivíduos em decorrência da leishmaniose visceral, no ano passado foram duas e neste ano apenas uma. Então estamos avançando”, revelou Moreira.

Ele ainda destacou que o número total de animais com a doença, apesar de alto, também tem diminuído. “Até pela limpeza da cidade, pelo manejo ambiental. Houve uma redução, mas ainda é preocupante, não só em Marabá, mas em toda a região”.

Moreira também recomendou à população que mantenha sempre os quintais limpos e as casas longe da sujeira, para evitar que o mosquito-palha se prolifere. “Enquanto o Aedes precisa de água para se reproduzir, o flebótomo precisa de sujeita no quintal, folhas secas, resto de frutas, criação de galinhas e porcos, falta de higiene”.

Ressaltou também que é importante manter os cães protegidos da doença, com aplicação de repelente e coleira antiparasitária. Conforme alertou, qualquer desconfiança quanto à contaminação do cão, o dono deve leva-lo a um veterinário ou ao próprio CCZ para que seja examinado.

CÃOMINHADA

A representante da ONG Focinhos Carentes, Deyse Araújo, falou à reportagem do CORREIO que é necessário uma prévia inscrição para a Cãominhada – que acontecerá na Praça da Prefeitura às 10 horas, custando R$10 a cada participante, o que dá direito a um kit com crachá, boné e cupom para concorrer a prêmios que serão sorteados no local. “Vai ter atividades de demonstração de adestramento ministrada pela Guarda Municipal, concurso de fantasia para cachorro, vários sorteios, dentre eles 10 vacinas contra a leishmaniose e um mês de repelente e desconto em exame”.

Também será sorteado plano de saúde para animais, 25 doses de vacinas contra viroses e 10 coleiras repelentes. “Também vai ter vacinação antirrábica”.

(Nathália Viegas)

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…