Correio de Carajás

Leilão de concessão da PA-150 será na quarta-feira em SP

Serão 30 anos de conceção e volume de investimento da ordem de 6 bilhões

A Rodovia PA-150 é a maior e mais importante do Estado e um desafio de conservação

Está confirmado esta quarta-feira (15), o leilão de concessão da PA-150, principal e maior rodovia do Estado. A rodovia também é um dos principais corredores logísticos do Pará, que interliga as regiões sul e sudeste do Estado à Região Metropolitana de Belém (RMB) e ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena.

De acordo com o secretário estadual de Transporte, Adler Silveira, o projeto que consiste em um contrato de aproximadamente R$ 6 bilhões, durante 30 anos de operação da concessionária. A vencedora do leilão deverá fazer a ampliação e modernização da infraestrutura para melhoria do fluxo.

O leilão acontecerá na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) a partir das 14 horas de amanhã. O governador Helder Barbalho embarca para São Paulo com comitiva para acompanhar o desfecho e deve levar junto o prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper (Macarrão), além de outros políticos da região de influência da rodovia.

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A Concorrência nº 001/2023, publicada pelo Governo Estadual é referente à concessão para exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, de manutenção, implantação de melhorias, ampliação, gestão da segurança rodoviária e manutenção do Subsistema Rodoviário que compreende trechos da rodovia PA-150 e Complexo Alça Viária Sul de Belém. Ao todo são mais de 550 quilômetros de rodovia.

Os valores podem chegar a mais de 6 bilhões de reais em investimentos para duplicação, construção de acostamentos e criação de terceira via, conforme é exigido.

Vias serão pavimentadas

Nos municípios que são cruzados pela PA-150, segundo o secretário, serão pavimentadas vias secundárias, para funcionarem como saídas alternativas. “Para aquele fluxo que hoje congestiona dentro dos municípios, por exemplo, vamos construir uma saída antes do destino, para que as pessoas possam se dirigir ao município sem ficar presas no tráfego do trecho da rodovia. A ideia é fazer a infraestrutura necessária no corredor onde há interseção entre os municípios e a PA, para que a rodovia possa ter um fluxo melhor, para que as pessoas ganhem tempo e uma qualidade de fluxo ao longo da rodovia”, explica.

O secretário completa que onde não houver municípios, mas for verificada a necessidade de terceira faixa ou duplicação, “também serão contemplados, dentro do montante que será investido nos próximos anos”. O secretário destaca ainda que o projeto prevê asfalto de alta qualidade, manutenção permanente e pontos de apoio para socorro e serviço de guincho. “Vamos buscar o mesmo modelo que encontramos em grandes rodovias, com excelente serviço de apoio aos motoristas”, disse.

Municípios envolvidos

Os municípios que são atravessados pela rodovia são: Marabá, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco, Moju, Tailândia, Acará, Moju, Abaetetuba e Marituba. “O projeto prevê toda a extensão da PA-150, mas avançando até o início da Alça Viária, em Marituba”, completa.

Ex-secretário de Transporte do Estado, Pádua Andrade lembrou ontem à noite ao CORREIO que o projeto que está sendo empregado foi feito por ele e é muito completo, devendo se tornar uma das maiores soluções rodoviárias do Norte do país. (Da Redação)