Correio de Carajás

Lar São Vicente de Paulo: Quase 20 anos de acolhimento

Há 12 anos, Francisco Félix da Silva conhece o que é ser cuidado e abraçado. O idoso de 78 anos é um dos internos do Lar São Vicente de Paulo, abrigo que conta hoje com 31 outros moradores da terceira idade em Marabá. Ele chegou ao local ainda em 2006 e nunca mais quis sair de lá, afinal de contas recebe cuidados médicos, tem acesso a higiene, boa alimentação e companhia. Chicão, como é conhecido também tem mais 40 anos de Marabá, além de 24 filhos, sendo que apenas dois o visitam com regularidade.

Em um bate-papo com a reportagem do CORREIO, que dedica esta semana a falar sobre a pessoa idosa – justamente pela passagem de 15 anos do Estatuto do Idoso – ele demonstrou lucidez ao se referir a dignidade da pessoa idosa. “Quem quer o que é bom, faz o que é bom”, ensina.

Perguntado sobre o tratamento que recebe no espaço de acolhimento, ele não poupa elogios, ressaltando a qualidade do atendimento e a cordialidade de quem trabalha lá. “Aqui a gente come, bebe, dorme, tem remédio, tem doutor e o povo é muito educado. Mas a educação depende de você também”, acrescenta.

Leia mais:

Como ele, José Augusto Bezerra da Silva também transparece muita gratidão pela acolhida no Lar São Vicente. Aos 74 anos, faz do abrigo a sua casa, compartilhando o espaço com amigos e voluntários que o visita. Ele já trabalhou como mecânico e foi ativo durante toda a vida. Hoje, mantem a mente lúcida e gosta de um bom papo, além de falar bastante de tempos antigos e de sua vida quando era moço.

No entanto, o que mais gosta de enfatizar é a qualidade de vida à qual tem acesso por meio dos colaboradores e voluntários da casa de acolhimento. Para ele, este é o tratamento que os idosos merecem, repleto de educação e respeito.

O espaço cercado de verde e longe do barulho, favorece a qualidade de vidas dos albergados

ABRIGO

Conforme projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% da população brasileira já ultrapassou os 65 anos e a tendência é que este número aumente. Em Marabá, o público da terceira idade é representativo e conta como uma série de políticas públicas, como direito a viagens intermunicipais gratuitas e também acesso ao Centro Integrado da Pessoa Idosa “Antônio Rodrigues”, conhecido como Casa do Idoso, além do Lar São Vicente, um abrigo mantido por meio de doações e boa vontade da população marabaense.

“O Lar São Vicente é uma instituição sem fins lucrativos, que visa o bem estar do idoso. E a gente auxilia em tudo, desde a alimentação ao tratamento, sanando todas as necessidades, com cuidado, carinho e atenção”, explica Neusa Ventura de Farias, diretora do abrigo.

Segundo ela, o espaço existe a 19 anos, somando hoje 32 internos e 12 funcionários pagos pela própria casa de acolhimento, que também recebe apoio da Prefeitura de Marabá, responsável por pagar dois técnicos de enfermagem e os guardas noturnos.

O espaço, que fica em um prédio antigo, já recebeu algumas reformas, porém, conta com a colaboração da população para conseguir avançar com uma reforma. “Nós já conseguimos colocar piso antiderrapante nos banheiros, agora estamos lutando para trocar o piso de todos os quartos e corredores, trocar a pintura, o telhado, madeirame”. Conforme ela destaca, materiais de construção hoje são muito bem-vindos, bem como doações de material de higiene, limpeza e alimentos.

“De certo, o que a gente tem todo mês é a aposentadoria dos idosos, que pela lei, nós podemos retirar um total, e nós estamos retirando 50%, que o idoso paga para estar na instituição e nós contratamos 12 funcionários, que é o que o dinheiro dá para pagar”.

De acordo com Neusa, todos esses funcionários passaram por uma rígida seleção, pois precisam ter boa vontade e carinho com os idosos para trabalhar lá dentro. “Quando o idoso está em um local que ele gosta, onde é bem tratado, ele fica mais feliz e autoestima melhora e a saúde também”.

SERVIÇO

Quem deseja ajudar a instituição, deve entrar em contato com a direção do abrigo por meio dos telefones: (94) 99138-0350 e (94) 98186-5193. O Lar São Vicente está localizado na Folha 6, quadra 13, lote 32.

(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)