Depois de alguns dias de busca, a Polícia Militar conseguiu colocar as mãos em um elemento acusado de praticar pelo menos quatro assaltos a ônibus urbanos de Marabá. O acusado, identificado como Elton Barros da Cruz, usava como arma uma faca, com a qual ele intimidava o cobrador e os passageiros. O que ele não sabia era que seu rosto já estava gravado nos celulares de vários policiais, pois os assaltos praticados por ele nos ônibus foram todos filmados e as imagens repassadas para a polícia.
A “casa” de Elton Cruz começou a cair na noite de quinta-feira (2), quando ele tentou entrar em um ônibus na Folha 31, em frente ao Campus I da Unifesspa, mas foi reconhecido pelo motorista, que arrancou com o veículo, impedindo que ele entrasse, e avisou à polícia sobre o acusado.
De posse das informações sobre as características do indivíduo, uma guarnição do Grupamento Tático Operacional (GTO), da Polícia Militar, composta pela cabo Aline e soldados Nascimento e Gesiel saiu no encalço do acusado, mas não o encontrou na parada de ônibus onde fora visto pela última vez. Diante disso, os policiais continuaram as buscas pela VP-8 (principal via expressa da área comercial da Nova Marabá).
Leia mais:Ao chegarem à parada de ônibus que fica em frente ao antigo prédio do Banpará, os policiais receberam informação de que um elemento com as mesmas características havia acabado de pegar uma mototaxi ali. Ato contínuo, os policiais seguiram na direção indicada e conseguiram abordar o mototaxista que levava o acusado.
Segundo informações da cabo Aline, o acusado foi flagrado ainda com a mesma faca utilizada nos assaltos anteriores. Elton foi então encaminhado para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foi reconhecido pelo motorista do ônibus, que confirmou aos policiais já ter sido vítima de outros assaltos praticados pelo mesmo elemento.
De fato, as câmeras do circuito interno de TV dos ônibus urbanos de Marabá flagraram o acusado praticando assaltos anteriormente. As filmagens exibem o rosto do acusado no exato momento em que ele, armado de uma faca, mete a mão na gaveta do cobrador e leva o dinheiro.
Sobre o assunto, o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana, confirmou que o acusado Elton Barros da Cruz foi autuado em flagrante por tentativa de roubo, mas as acusações não param por aí. “Ele será ouvido nos inquéritos que apuram os outros crimes de roubo e será processado em todos”, afirma o policial.
O delegado confirmou ainda que Elton da Cruz já vinha sendo investigado pela Polícia Civil que tentava levantar informações sobre o paradeiro dele, mas felizmente esse trabalho foi facilitado graças à prisão em flagrante ocorrida na noite da última quinta-feira (2) (Com informações de Josseli Carvalho)