Correio de Carajás

Karla Sofía Gascón é afastada de campanha de ‘Emilia Pérez’

Alguns dos principais veículos culturais dos EUA, como The Hollywood Reporter e Vanity Fair, comentaram iniciativa da Netflix de distanciar campanha pelo filme da sua protagonista e avaliaram suas chances na maior premiação do cinema, o que pode beneficiar 'Ainda Estou Aqui'

Membros do Oscar estão com dificuldade em votar em 'Emilia Pérez' por polêmicas com Karla Sofía Gascón e 'Ainda Estou Aqui' pode vencer — Foto: Divulgação

As polêmicas de Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, acabaram fazendo com que a Netflix optasse por afastá-la da campanha do filme ao Oscar 2025, o que pode acabar favorecendo primeiro longa original Globoplay Ainda Estou Aqui na corrida pela estatueta dourada. De acordo com algumas das principais revistas americanas que cobrem cultura e as campanhas pelo maior prêmio do cinema, membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estão com dificuldade em votar no título da Netflix por conta das controvérsias, o que pode favorecer o longa brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

“Como resultado de seu comportamento, suas chances de ganhar o Oscar de melhor atriz, que eram mistas para começar, foram extintas, e é possível que o mesmo possa ser dito sobre seu futuro no ramo”, opinou o editor executivo de cobertura de premiações do The Hollywood Reporter, periódico que há mais de cem anos cobre a indústria do entretenimento americana.

“E ela também prejudicou severamente as perspectivas de Oscar de seu filme — que era indiscutivelmente o favorito para o Oscar de melhor filme, tendo recebido 13 indicações, apenas uma abaixo do recorde de todos os tempos — e, o mais injusto de tudo, as perspectivas de seus colegas que também foram indicados para o filme, incluindo [Zoe] Saldaña, que tem sido a favorita para melhor atriz coadjuvante por meses”, acrescentou.

Leia mais:

“Com base em minhas conversas nos últimos dias com membros da Academia, muitos terão dificuldade em votar em Emilia Pérez em qualquer categoria, dado que a própria Emilia Pérez se tornou tóxica.

Vale destacar que, nas previsões do Oscar publicadas pelo mesmo veículo, Ainda Estou Aqui aparece em 2º lugar na categoria de Melhor Filme Internacional, ficando atrás apenas de Emilia Pérez. Caso realmente os votantes não queiram exaltar o título em questão devido às controvérsias, o título brasileiro avança na corrida pela estatueta dourada.

Netflix tira Karla Sofía Gascón de eventos da campanha para o Oscar

 

Uma reportagem da Vanity Fair ainda enfatizou que a própria Netflix está tentando desvencilhar Karla Sofía Gascón de Emilia Pérez, o que inclui um cartaz de “Para sua Consideração” omitindo a presença da protagonista no longa, e garantindo sua ausência no Critics Chouce Awards, no almoço do AFI Awards e no Virtuoso Awards, em Santa Barbara, onde será homenageada. Neste último, Selena Gomez deverá aceitar o prêmio em seu lugar.

“As apostas mais seguras de Emilia para ganhar o Oscar — Atriz Coadjuvante (Saldaña), Canção Original e Melhor Filme Internacional — agora estão em perigo, já que toda a Academia vota em todas as categorias. Mas elas não estão fora de questão. Como Saldaña abordará o próximo mês, depois de fazer campanha anteriormente como uma grande apoiadora de Gascón, ainda não se sabe. Se o rival internacional de Emilia , o drama brasileiro Ainda Estou Aqui, pode continuar a superá-lo é uma incógnita ainda maior”, conclui.

Karla Sofía Gascón, atriz transgênero que brilha em 'Emilia Perez' — Foto: Reprodução/Instagram
Karla Sofía Gascón, atriz transgênero que brilha em ‘Emilia Perez’ — Foto: Reprodução/Instagram

Fernanda Torres e Karla Sofía — Foto: @saskialawaks
Fernanda Torres e Karla Sofía — Foto: @saskialawaks

Fernanda Torres vence o prêmio de "Melhor Atriz de Filme (drama), no Globo de Ouro 2025 — Foto: Getty Images
Fernanda Torres vence o prêmio de “Melhor Atriz de Filme (drama), no Globo de Ouro 2025 — Foto: Getty Images
(Fonte:G1/Marie Claire)