Jovens cantores surgem de repente no meio do salão em um dos pisos do Shopping Pátio Marabá entoando belíssimas e acalentadoras canções que falam de amor ao próximo, respeito, fé. Essa cena ocorreu esta semana no Piso L2 do centro lojista e fez muita gente parar para assistir e se emocionar. Era a equipe do Projeto “Jesus em Todo Lugar”, uma ação que a juventude do movimento Segue-me está colocando em prática como arma para evangelização e que, pelo tom, vai dando muito certo.
Segundo a organização, a ideia é praticar a evangelização também fora das dependências da igreja, através da música e de ações dentro das comunidades e locais públicos.
O shopping recebeu a primeira apresentação dos jovens do projeto, que é uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no Bairro Novo horizonte em parceria com a comunidade Sagrada Família, da Nova Marabá. Segundo o pároco, padre Pedro Martin, a evangelização constante é uma mensagem do Papa. “O Papa pede que os jovens venham ser revolucionários, levar a civilização do amor ao mundo e também todas as suas palavras, ele tem dito que a igreja deve ser ensaísta, então os nossos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e também alguns da Sagrada Família estão aqui hoje para anunciar Jesus de uma maneira diferente, para atrair as pessoas para ter uma experiência com Deus”, explicou o padre.
Leia mais:O bispo da Diocese de Marabá, dom Vital Corbelline, diz que o projeto é uma iniciativa importante para a consolidação dos sacramentos. “A evangelização nunca termina, ela é dada nos sacramentos, pelo batismo, crisma, eucaristia e outros sacramentos. É dada dentro da igreja na catequese, e também desta forma, publicamente, junto a um shopping. Nós nos alegramos com essas iniciativas desses jovens para que evangelizem outros”, completa dom Vital.
Os coordenadores do movimento Segue-me e do Projeto “Jesus em Todo Lugar”, Marciomar José Sirqueira e Adriane Alves Lira Sirqueira, falam da iniciativa dos jovens em criar o projeto. “Então a juventude, dentro dessa exortação, lançou esse projeto, que seria inicialmente de ir nas comunidades, mas então eles foram mais ousados, indo ao encontro de quem realmente não tem essa amizade de Jesus Cristo”, conta a coordenadora.
Marciomar fala, ainda, da importância desse tipo de abordagem na prática de evangelizar. “Vai ser um evento no qual a gente vai tentar transmitir o amor para essas pessoas que estão aqui, que muitas vezes estão na rua por não terem alguém em casa para partilhar esses momentos”, explica Marciomar.
O projeto é itinerário e vai, ainda, prosseguir para outros locais públicos, em outras comunidades marabaenses. Marcos Vinicius faz parte do projeto e diz que o foco é continuar com a evangelização. “A partir do momento que a gente fizer a abordagem na praça, que a gente vai ver a necessidade do bairro e a partir daí a gente vai fazer a visita porta a porta levando Jesus, levando a palavra e pregando o Evangelho de Cristo”, relata o jovem. (Adriana Oliveira)