A chefe do cartório da 23ª zona eleitoral, Francinete Castelo Branco, informou ao Jornal e Portal Correio de Carajás no final desta manhã que todas as seções eleitorais de Marabá estão preparadas para receber os eleitores portadores de deficiências, seja visual, motora ou de outra natureza.
O questionamento foi levantado por Narcélio Madeiro, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e membro da Associação Marabaense de Deficientes Visuais. Ele ligou para a redação do Jornal e Portal Correio em busca da informação que, segundo disse, não foi repassada as entidades que representam esses eleitores em Marabá.
Conforme detalhou, a acessibilidade plena aos locais de votação para portadores de deficiências está garantida na Lei Brasileira de Inclusão. “Inclusive, disponibilizando fones de ouvido e outros mecanismos nas seções eleitoras para que o deficiente possa exercer seu direito ao voto. A lei também garante ao portador de deficiência ser acompanhado por pessoa de sua confiança que o auxilie no acesso a cabine de votação”, ressalta Narcélio.
Leia mais:A chefa da 23ª Zona Eleitoral, Francinete Castelo Branco, confirmou que tais direitos de fato estão resguardados na Lei Brasileira de Inclusão e são observados pela justiça eleitoral. “Só lembrando, porém, que essa pessoa que for acompanhar o cadeirante ou deficiente visual até a cabine precisa se identificar ao presidente da mesa de votação que fará o registrado em ata, como determina a lei eleitoral”, finaliza. (Da Redação)