A Justiça Eleitoral de Parauapebas cancelou nesta quinta-feira (3), o comício do candidato a prefeito Rafael Ribeiro, da coligação “União por Parauapebas”. O evento estava programado para ocorrer à noite na Avenida Liberdade, entre as avenidas JK e Brasil, mas foi suspenso após diversas reclamações de comerciantes locais, quanto ao impacto àquela região.
A juíza eleitoral Flávia Oliveira do Rosário justificou a decisão, afirmando que o comício comprometia o direito de ir e vir dos transeuntes. A Avenida Liberdade é uma das principais vias da cidade, caracterizada por um intenso fluxo de veículos, incluindo carros, ônibus e caminhões. A montagem do palco para o evento havia gerado sérios transtornos na circulação, resultando em engarrafamentos constantes.
Além do cancelamento do evento, a Justiça Eleitoral alertou que o não cumprimento da determinação poderia acarretar uma multa de R$ 150 mil à coligação União por Parauapebas. A ordem da Justiça exige a desmobilização imediata das estruturas montadas para garantir a livre circulação de veículos e pedestres na área.
Leia mais:O pedido para a liberação da via foi apresentado pela equipe jurídica da “Coligação Reconstruindo a Esperança”, que tem como candidato a prefeito o vereador Aurélio Goiano (Avante). Os advogados alegaram que, em uma reunião realizada no dia 12 de setembro de 2024, ficou acordado que as campanhas eleitorais não poderiam prejudicar o direito de ir e vir da população. Apesar desse acordo, a coligação de Rafael Ribeiro iniciou a montagem do palco na Avenida Liberdade no dia 2 de outubro, o que resultou na interdição da importante via.
Segundo a coligação, o comício está mantido, mas em novo endereço, e ocorrerá na Avenida Brasil, no bairro Rio Verde, a partir das 18h44, em conformidade com a determinação da Justiça. (Redação)