Na manhã desta terça-feira (14) foi executado, no Bairro da Infraero, no Núcleo Cidade Nova, o mandado de desobstrução de lotes em razão da reintegração de posse do local. A Justiça Federal autorizou a demolição imediata de construções erguidas em seis lotes mencionados no documento.
A ação coordenada pela Polícia Federal contou com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), faz parte do processo de realocação de famílias que ocupam uma área chamada de cone de proteção aeroportuária no bairro.
O Portal Correio de Carajás esteve no local e acompanhou a demolição do muro do último lote, dos seis, que foram desobstruídos.
Leia mais:De acordo com informações colhidas no local, esses lotes eram terrenos vazios que seriam utilizados para a reintegração de posse de famílias que estão em outras áreas. “Quando as pessoas souberam disso, rapidamente construíram muros e casas”, disse uma das autoridades presentes.
Centenas de famílias já foram cadastradas pela Prefeitura Municipal de Marabá e, segundo consta, não estão conseguindo ir para os lotes, que teoricamente, estariam disponíveis, porque alegam sofrer ameaças e represálias.
A reintegração de posse vai acontecer em um outro momento. Hoje foi apenas cumprido o mandado de desobstrução dos lotes. (Ana Mangas)