Correio de Carajás

Junta Militar volta para a Marabá Pioneira

A partir da próxima semana, Junta Militar estará no Centro Administrativo/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em pleno período de alistamento para o Exército Brasileiro, que segue até 30 de junho, para os adolescentes do sexo masculino que completam 18 anos em 2021, a 47ª Junta de Serviço Militar volta a funcionar na Marabá Pioneira. O órgão vinha atendendo nos últimos anos nas dependências do Ginásio Poliesportivo, na Folha 16, Nova Marabá. A mudança de endereço deve tornar mais fácil o acesso dos milhares de jovens que buscam o atendimento todos os anos.

O novo endereço é no Centro Administrativo que a Prefeitura de Marabá mantém na Av. 5 de Abril, de frente para a Praça Duque de Caxias. A logomarca da Junta, inclusive, já consta junto as dos demais órgãos que funcionam ali.

O CORREIO esteve na junta esta semana, ainda nos últimos dias do atendimento no Ginásio, e falou com o primeiro-tenente Emerson Flávio Eusébio, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM). Ele lembrou que Marabá tem oito Organizações Militares e dois Núcleos de Preparação de oficiais de Reserva dentro da estrutura da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Leia mais:

Por ano, cerca de 2000 jovens se apresentam para o período de alistamento e seleção, mas cerca de 500 são os admitidos. Desde começo do ano está aberto o atual prazo para o alistamento militar, que termina dia 30 de junho.

Após o alistamento começa o período de seleção dos jovens

Para se alistar é muito fácil, basta levar os seguintes documentos na Junta de Serviço Militar mais próxima, a de Marabá vai mudar de lugar,

•       Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG

•       Registro de Emancipação (no caso de indígenas)

•       Duas fotos 3×4 (sem data e recente)

•       Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.)

•       Cadastro de Pessoa Física (CPF)

E com a Pandemia as inscrições também podem ser realizadas no sitehttp://www.alistamento.eb.mil.br./, só vai precisar ter em mãos os seguintes documentos:

•       Cadastro de Pessoa Física(CPF)

•       Carteira de identidade

•       Comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.

Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Caso perca o prazo de alistamento, procure a Junta de Serviço Militar e realize o alistamento. Será cobrada uma multa em dinheiro que aumenta de acordo com a demora na regularização da situação militar.

Se não realizar este processo pode trazer-lhe consequências desagradáveis, pois não poderá prestar concurso público, tirar ou renovar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.

Esse período de alistamento não é só para quem completou 18 anos, também é para pessoas que já tenham um curso técnico de saúde, administração, mecânico, bacharel em direito essa pessoa já entra como terceiro sargento e vai receber um treinamento diferente do recruta que entra como soldado.

Se você que tem um nível superior completo e se interessar em entrar para as Forças Armadas acesse o site www.8rm.eb.mil.br/en/alistamento. (Henrique Garcia – Estagiário / com Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…