Em pleno período de alistamento para o Exército Brasileiro, que segue até 30 de junho, para os adolescentes do sexo masculino que completam 18 anos em 2021, a 47ª Junta de Serviço Militar volta a funcionar na Marabá Pioneira. O órgão vinha atendendo nos últimos anos nas dependências do Ginásio Poliesportivo, na Folha 16, Nova Marabá. A mudança de endereço deve tornar mais fácil o acesso dos milhares de jovens que buscam o atendimento todos os anos.
O novo endereço é no Centro Administrativo que a Prefeitura de Marabá mantém na Av. 5 de Abril, de frente para a Praça Duque de Caxias. A logomarca da Junta, inclusive, já consta junto as dos demais órgãos que funcionam ali.
O CORREIO esteve na junta esta semana, ainda nos últimos dias do atendimento no Ginásio, e falou com o primeiro-tenente Emerson Flávio Eusébio, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM). Ele lembrou que Marabá tem oito Organizações Militares e dois Núcleos de Preparação de oficiais de Reserva dentro da estrutura da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
Leia mais:Por ano, cerca de 2000 jovens se apresentam para o período de alistamento e seleção, mas cerca de 500 são os admitidos. Desde começo do ano está aberto o atual prazo para o alistamento militar, que termina dia 30 de junho.
Para se alistar é muito fácil, basta levar os seguintes documentos na Junta de Serviço Militar mais próxima, a de Marabá vai mudar de lugar,
• Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG
• Registro de Emancipação (no caso de indígenas)
• Duas fotos 3×4 (sem data e recente)
• Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.)
• Cadastro de Pessoa Física (CPF)
E com a Pandemia as inscrições também podem ser realizadas no sitehttp://www.alistamento.eb.mil.br./, só vai precisar ter em mãos os seguintes documentos:
• Cadastro de Pessoa Física(CPF)
• Carteira de identidade
• Comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.
Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.
Caso perca o prazo de alistamento, procure a Junta de Serviço Militar e realize o alistamento. Será cobrada uma multa em dinheiro que aumenta de acordo com a demora na regularização da situação militar.
Se não realizar este processo pode trazer-lhe consequências desagradáveis, pois não poderá prestar concurso público, tirar ou renovar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.
Esse período de alistamento não é só para quem completou 18 anos, também é para pessoas que já tenham um curso técnico de saúde, administração, mecânico, bacharel em direito essa pessoa já entra como terceiro sargento e vai receber um treinamento diferente do recruta que entra como soldado.
Se você que tem um nível superior completo e se interessar em entrar para as Forças Armadas acesse o site www.8rm.eb.mil.br/en/alistamento. (Henrique Garcia – Estagiário / com Josseli Carvalho)