📅 Publicado em 27/08/2025 16h53
Na terça-feira (26), o Águia de Marabá anunciou oficialmente o técnico Júlio César, como treinador do time para a temporada 2026. Esse movimento da diretoria do Azulão Marabaense revela uma mudança de postura em relação à temporada 2025, cujo então técnico Sílvio Criciúma foi anunciado somente em novembro de 2024.
Agora, com mais tempo para fazer uma pré-temporada, Júlio César tem algumas metas estabelecidas: uma delas é olhar com mais profundidade as categorias de base do Azulão Marabaense, que estão em atividade. Além disso, ele também quer recuperar a torcida, que vem se afastando gradativamente do Zinho Oliveira.

Em entrevista exclusiva às jornalistas Angelika Freitas e Laura Guido (TV CORREIO/SBT), o treinador, de 40 anos, que ainda está na sua cidade, Caxias do Sul (RS), afirmou que pretende formar um time “competitivo”. Para isso, vai mesclar jogadores experientes e talentos da base. Disse também que o elenco aguiano será reformulado, dando a entender que poucos atletas que terminaram a atual temporada serão aproveitados.
Leia mais:Como foi anunciado com antecedência, Júlio César pretende garimpar destaques do Águia Sub-20 que vão disputar a Copa São Paulo de Juniores 2026. Mas ponderou que um plantel para ser forte precisa de jogadores experientes e que não pretende queimar etapas. Por isso, o cuidado será máximo na escolha dos nomes que vão vestir o manto do Azulão Marabaense. “Vamos com muita cautela, analisando nome por nome”, resumiu.

RESGATAR MANDO DE CAMPO
Outra declaração importante durante a entrevista é que o Águia precisa resgatar o seu mando de campo. “Sempre foi um ponto muito positivo do Águia jogar em casa, com apoio do torcedor. Mas, no último ano, nós percebemos que o Águia não conseguiu fazer o fator local prevalecer e nós precisamos resgatar isso”, afirma Júlio César.
O novo mister acrescentou ainda que, para resgatar a força do Zinho Oliveira, é necessário que exista um movimento de dentro da pra fora. Ou seja, o time precisa ser competitivo para empolgar o torcedor e cair novamente nas graças da torcida.
OBJETIVOS E CARREIRA
Os desafios de Júlio César no Águia não são poucos. Ele já deixou claro que o principal objetivo é fazer o Águia voltar para a Série C do futebol brasileiro. Para isso, precisará melhorar – e muito – o desempenho do time na Série D, já que nesta temporada o Águia sequer passou da primeira fase em um dos grupos mais fracos da competição.
Antes disso, porém, o primeiro jogo oficial à beira do gramado, pelo Águia, já deve ser uma decisão: a Supercopa Grão-Pará, diante do Clube do Remo. Trata-se de um jogo único, cujo Águia conquistou o direito por ter sido campeão da Copa Grão Pará.
Terá ainda o Campeonato Paraense, onde tem a “obrigação” de levar o time às semifinais. Mas no meio disso, tem a disputa da Copa do Brasil e Copa Verde.
Júlio César começou a carreira de treinador no ano de 2018, pelo União Frederiquense, e também passou por Glória, Hércilio Luz, União Rondonópolis, Passo Fundo, Moto Club e Joinville, antes de chegar à Tuna, no ano de 2023.
Pela Tuna, esteve à frente em 30 jogos entre 2023 e 2024, com 16 vitórias, oito empates e seis derrotas. Júlio César conquistou a Copa Grão-Pará de 2024. Já neste ano de 2025, ele comandou o Manaus, pela Série D, e voltou ao Glória, para, em seguida, voltar à Tuna, mas agora como coordenador técnico, mas ficou apenas três jogos.