Na tarde desta sexta-feira, 30, o CORREIO DE CARAJÁS conversou com cinco jovens eleitores, entre 17 e 18 anos, que irão às urnas pela primeira vez no próximo domingo, 2 de outubro. No bate-papo os alunos da escola Anísio Teixeira, Núcleo Cidade Nova, compartilharam suas expectativas, emoções e posicionamentos sobre o ato democrático.
Cheios de expectativa e euforia, eles entendem a importância desse ato, que definirá os representantes do povo brasileiro pelos próximos anos. Entre os cinco adolescentes o peso do voto é levado a sério, eles reconhecem que o ato é um dos direitos mais importantes do cidadão.
Diógenes Rodrigues Rezende Santana de Morais, 18 anos, acredita que a importância do voto está no poder de decisão e escolha dos candidatos, que eleitos se tornam representantes políticos dos cidadãos. “Através de um clique nós conseguimos mudar nosso futuro”, define.
Leia mais:A eloquência das palavras ditas por cada um deles impressiona. Conscientes, curiosos e questionadores, o quinteto tem ideias alinhadas e posicionamentos semelhantes, como por exemplo no que diz respeito a relevância da escolha que eles têm nas mãos.
“Quando nós votamos, estamos escolhendo as pessoas que estarão ali, defendendo a nós, nossos interesses, nossas ideias. É algo muito importante”, assevera Daniel da Silva Costa, 18 anos. Ele entende que o direito democrático do voto é fundamental para os cidadãos, principalmente pelo peso de escolher quem serão seus representantes.
Conscientes e de senso crítico apurado, eles garantiram que antes de escolherem seus candidatos, uma longa pesquisa foi feita, com o intuito de estudarem quais as propostas de campanha dos concorrentes e qual o impacto que as atuações do passado terão no futuro.
Para Gabriel Oliveira, 18 anos, é necessário ter compreensão sobre os candidatos escolhidos no momento do voto. “Quando estamos escolhendo alguém, estamos escolhendo por todos nós”, reflete o jovem.
Os jovens, animados, compartilharam que estão ansiosos e cheios de expectativa para a primeira vez nas urnas. Eles veem como um momento marcante em suas vidas, se sentem entusiasmados por poderem ajudar a escolher aqueles que ocuparão alguns dos cargos mais relevantes do país.
“É muito importante por exercermos nossos direitos, vamos escolher uma pessoa que representa o que a gente quer e vai se tornar cada vez mais importante”, avalia Silvia Lima de Souza, 17 anos, a mais nova entre os cinco.
Juliana Nascimento, 18 anos, corrobora a opinião dos colegas ao expressar que a escolha feita no domingo, refletirá na vida de todos os brasileiros: “Através dele nós garantimos nosso bem-estar, que a gente exercer o que queremos para o nosso futuro”.
Na expectativa de contribuírem com o futuro da nação, eles revelaram que o assunto política é bastante discutido entre os jovens atualmente, e também no ambiente familiar. Indo além das discussões em grupo, e ligados à tecnologia, eles buscam informação na internet, e deixam claro que buscam por fontes confiáveis.
Silvia, Gabriel, Daniel, Diógenes e Juliana são apenas cinco entre os milhares de jovens eleitores que irão, pela primeira vez, as urnas no domingo, ajudando na escolha dos próximos representantes do povo brasileiro. (Luciana Araújo)