Correio de Carajás

Jovens do sudeste do Pará utilizam programa de fomento para criarem negócios sustentáveis

A marabaense Daniele participou do Inova Up e fundou NaFlora, empresa que vende plantas ornamentais | Crédito: Divulgação

Joias feitas a partir de sementes, sorvetes e biscoitos veganos preparados com leite de castanha, pimenta do reino, plantas ornamentais, chocolate e até tratamento de resíduos orgânicos. Esses são alguns dos nove negócios sustentáveis criados e estruturados por 18 moradores de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás que participaram do projeto de fomento ao empreendedorismo Inova Up.

A iniciativa da Fundação Vale, em parceria com Centro de Empreendedorismo da Amazônia e investimentos complementares da Wheaton Precious Metal, teve início dois anos atrás e foi concluída nesta terça-feira (11), com empresas locais prontas para ganhar novos mercados.

No primeiro momento, o projeto identificou 300 jovens que tivessem ideias inovadoras que contribuíssem com o desenvolvimento sustentável, para participar da fase de despertar para o empreendedorismo. Em uma etapa posterior, 18 finalistas puderam tirar ideias do papel e transformá-las em empresas reais, a partir de modelos de negócios já testados e validados. As nove novas empresas criadas, sendo três de cada cidade, receberam apoio nas áreas de marketing, vendas, produção, gestão, jurídico e contabilidade e tiveram acompanhamento técnico para crescerem de forma acelerada.

Leia mais:

Uma das empreendedoras participantes é a marabaense Daniele Neves, de 26 anos, que fundou a NaFlora, empresa que comercializa plantas ornamentais da Amazônia. “Com o InovaUp, eu pude transformar meu sonho de ter um negócio próprio em realidade. Aprendi muito com o projeto a enfrentar desafios e aumentar vendas. Hoje, estamos inspirando o desenvolvimento sustentável em minha cidade, valorizando a natureza e toda a cadeia de suprimentos locais”, conta Daniela Neves.

Para o gerente da Fundação Vale, Marcus Finco, fomentar a inovação e ampliar possibilidades de trabalho e renda é essencial para o desenvolvimento social e ambiental dos municípios. “Com este projeto, a Fundação Vale busca valorizar o potencial empreendedor dos jovens do Sudeste do Pará e incentivar a criação de caminhos para o desenvolvimento a partir dos saberes da região, incentivando a geração de renda e prosperidade para a região”.

Conheça as empresas criadas e impulsionadas pelo Inova Up:

Parauapebas

Kupu: Produção e comercialização de sorvetes veganos e sem lactose, para uma alimentação mais saudável e sem crueldade animal.

Dinam: Diamante Negro da Amazônia: Empresa pioneira em produção sustentável e processamento de pimenta-do-reino no município de Parauapebas e na região de Carajás.

Alosix: Plataforma de cálculos agronômicos e interpretação de análise de solo com preços acessíveis e disponível a nível nacional.

Marabá

Rede Viva biofertilizantes: Serviço de coleta, disposição e tratamento dos resíduos sólidos orgânicos (alimentos) gerados por estabelecimentos comerciais e produção de composto orgânico para as atividades de jardinagem e agricultura local.

Treinamentos: Plataforma de ensino do tipo marketplace com foco na produção de conteúdo voltado para o ensino superior. A plataforma proporciona aos estudantes graduandos, pós-graduandos e professores ambiente de troca de conhecimento e network profissional.

NaFlora: Flores da Amazônia: Produção e comercialização de plantas ornamentais da Amazônia, vasos e acessórios reaproveitados e reciclados.

Canaã dos Carajás

Eco Canaã Biojóias: Produção de biojóias e peças de artesanato que trazem toda a cultura e a diversidade de Canaã dos Carajás e da região sudeste do Pará.

Flor de Castanheira: Extração de leite vegetal de castanha-do-pará e do coco babaçu, além da produção de biscoitos veganos, não contendo nenhum traço de proteína animal.

Cacau Carajás: Produção e beneficiamento de Cacau aliados o Desenvolvimento da cultura cacaueira de qualidade para fornecimento de amêndoas para produção de chocolate fino. (Divulgação)