Correio de Carajás

Jovens atletas: projeto Correndo Para Vencer é celebrado

Os alunos participaram de diversas atividades em campo

O município de Bom Jesus do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira (20), uma cerimônia de celebração ao Projeto Correndo Para Vencer. A ação é 100% voltada ao atletismo, que já contemplou em outros momentos esportistas, hoje, consagrados, como o Piu, medalhista olímpico da Confederação Brasileira. O pai do programa, Edson Luciano, medalha de prata no revezamento 4x100m nas Olimpíadas de Sidney em 2000 esteve presente para testemunhar o plano sair do papel e edificar crianças do sudeste paraense.

Todas as autoridades de Bom Jesus estiveram presentes para prestigiar o projeto, os representantes e os alunos. A celebração que abrangeu toda a comunidade, principalmente os familiares dos alunos, aconteceu no estádio municipal de Bom Jesus do Tocantins, onde foram aplicadas as provas de atletismo no campo de futebol.

Os testes foram divididos entre corridas de 35, 50 e 75 m, respeitando o limite das crianças. Ocorreram também provas de arremesso de disco e de peso, salto com vara, salto em altura, lançamento de dardo. “Vale ressaltar que os aparelhos utilizados são adaptados as idades dos jovens que participam“, esclareceu Fabiano Gomes, ex-maratonista e coordenador do projeto na região.

Leia mais:

Na oportunidade também foram distribuídos a 80 crianças do município os uniformes do projeto, que constituem camisa, calções e tênis específicos para corrida. As turmas são divididas entre os turnos matutinos e vespertinos e as aulas, de 1h de duração cada, acontecem três vezes na semana, segunda, quarta e sexta-feira.

Fabiano conversou exclusivamente com o Portal Correio de Carajás e explicou que o programa faz parcerias pelo Brasil inteiro na intenção de levar a todos os municípios o esporte como instrumento educacional visando o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes.

Além disso, a intenção é também capacitar o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. É uma maneira de desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

“Edson faz parcerias pelo Brasil inteiro para poder levar a todos os municípios o esporte como meio de educação. Aqui no Pará, a madrinha do projeto foi a Vale, através da Lei de Incentivo Fiscal, abrangendo 10 municípios do sudeste paraense, sendo eles Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Serra Pelada, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Ourilandia do Norte”, afirma. (Thays Araujo)