Parauapebas será representada nacionalmente em um concurso de beleza, em 2021, pela jovem Aeny Borges Silva, de 22 anos, que foi escolhida entre tantas garotas paraenses, através da seleção virtual, para o Miss Brasil Globo 2020. A competição foi adiada para fevereiro do próximo ano, devido à pandemia do novo coronavírus, porém, desde já, a moça se prepara para desfilar e surpreender os jurados.
Nascida em Altamira, mas vivendo na capital dos minérios desde os seis meses de vida, a jovem sempre foi incentivada pelo pai a participar de eventos de moda/beleza. Ananis Borges, mais conhecido como “Cavanhaque”, era muito conhecido entre os empresários locais e sempre que podia inseria a filha em desfiles e outros concursos do universo.
“Todos me conheciam como a filha do Cavanhaque e lembravam de mim por ser muito alta e magra. Meu primeiro concurso de beleza foi quando eu tinha seis anos de idade, na escola mesmo, e de lá fui participando de seleções de olheiros que vinham de São Paulo procurar novas modelos”, relembra Aeny.
Leia mais:Após muitas competições amadoras, surgiu a oportunidade de tentar algo mais sério, que foi quando uma companhia de talentos chegou na cidade para selecionar jovens para serem modelos, atores e atrizes.
Por três vezes a companhia esteve no município, mas apenas na terceira Aeny conseguiu participar, uma vez que seu pai não estava na cidade no período da seleção e a mãe não apoiava a garota na carreira de moda. “Ela dizia: ‘espera seu pai chegar para te levar’ e isso me deixava ansiosa”, confessa a jovem.
Mas a ansiedade acabou rápido, pois de primeira ela foi selecionada e teve a chance de escolher entre 19 agências que se interessaram em contratá-la para ser modelo de campanhas publicitárias, desfiles de moda, entre outros trabalhos relacionados.
A moça e o pai se mobilizaram para ir a São Paulo, onde ocorreria a última etapa da seleção. Lá foi finalista e por lá mesmo ficou. Ela tinha entre 14 e 15 anos quando se mudou para a capital paulista, atuando como modelo na agência escolhida.
Entre ensaios fotográficos e desfiles para lojas de moda um sentimento de solidão foi batendo no coração da garota. Há mais de dois mil quilômetros de distância dos pais e amigos, Aeny se viu sozinha vivendo em uma casa com outras meninas e meninos que também trabalhavam para a agência.
“Além de sentir falta dos meus pais e amigos, aconteciam umas situações chatas. Graças ao meu perfil eu acabava sendo muito escolhida para os trabalhos, o que provocava uma reação negativa nas demais meninas da agência e elas acabavam me excluindo. Eu fui me sentindo isolada”, desabafa Aeny.
Por conta dessa situação, a jovem decidiu voltar para Parauapebas após seis meses vivendo na capital paulista. Retomando a vida normal, concluiu o ensino médio aos 17 anos e decidiu cursar estética, área em que atua em uma clínica em sociedade com sua mãe.
Aos 20 anos, um antigo agenciador da estudante propôs que ela participasse de um desfile no shopping da cidade e, ao aceitar, ela retornou ao universo da moda, após quase 5 anos afastada.
Nesse período, foi candidata a Rainha da Feira Agropecuária de Parauapebas 2019 (FAP), aos 21 anos, onde ficou entre as cinco finalistas. Agora, em 2020, ela também foi finalista do concurso Garota Loscarvan Jeans, ficando entre as três primeiras vencedoras.
E foi neste último concurso onde Aeny conheceu a promoter Rayta Solares e esta viu na modelo grande potencial para ser a próxima Miss Brasil Globo 2020. “Eu a convidei para participar do concurso e ela aceitou. Tivemos a conquista estadual rapidamente, ela se tornou a Miss Pará Globo”, conta Rayta.
Agora, ela se prepara para a etapa nacional do concurso que acontecerá em Brasília. “É um sonho que pode se tornar realidade, espero trazer muito orgulho para Parauapebas, que considero minha cidade natal”, finaliza Aeny, confiante. (Zeus Bandeira)