O correspondente do The Washington Post Terrence McCoy publicou nas redes sociais nesta sexta-feira, 4, um vídeo relatando sua experiência com o Sistema Único de Saúde (SUS) durante uma viagem pelo Brasil. Segundo ele, o que mais o surpreendeu foi o valor pago pelo atendimento médico: absolutamente nada.
O norte-americano e a família seguiam em uma estrada na região de Paraty, no Rio de Janeiro. E, como Terrence McCoy conta, ele foi arrumar as bagagens na parte traseira do carro, quando o pistão estourou e o porta-malas acertou sua cabeça.
“Eu estou no Brasil há seis anos e não tinha precisado do SUS até esse dia (…) Chamaram o SAMU e eu fui atendido. Passei seis horas em atendimento, sendo socorrido e fazendo exames. E tudo era de graça. Tomografia, raio-x, sutura… e a conta chegou 0 reais”, relatou.
Leia mais:
Ver essa foto no Instagram
De acordo com Terrence, o acidente fez com que ele perdesse bastante sangue e quase perdesse os sentidos.
Apesar de conhecer os benefícios do SUS, o jornalista norte-americano disse que não imaginava como poderia ser e comparou a situação à realidade nos Estados Unidos.
“Esse tipo de tratamento não existe nos EUA. Mesmo para as pessoas que possuem um convênio médico. Você vai precisar pagar uma conta por tratamento emergencial”, explicou.

Nos comentários da publicação do jornalista, internautas criticam brasileiros que lutam contra a existência do SUS. “Nosso País é muito bom. E os brasileiros têm o péssimo costume em supervalorizar os EUA e a Europa e menosprezar a sua própria pátria. Lamentável”, escreveu um seguidor.
“Sempre tem um com síndrome de cura lata pra criticar o SUS, realmente não é perfeito mas se tiver uma urgência não passa perrengue”, pontuou outro.
Mas teve quem aproveitar a oportunidade para criticar os altos impostos: “Só esqueceram de avisar que trabalhamos 5 meses por ano somente para pagar impostos!! Dito isso, esse “de graça ” custa muuuiiito caro para os cidadãos brasileiros!”, destacou um terceiro.
(Fonte: Terra)