Correio de Carajás

Jornalista lança livro de poesia neste sábado em Parauapebas

Ex-editor do Jornal Correio do Tocantins, Waldyr é membro da Academia Parauapebense de Letras e publica sua terceira obra literária

O jornalista e poeta Waldyr Silva lança seu terceiro livro neste sábado, na Câmara Municipal de Parauapebas

O jornalista Waldyr Silva, 72 anos de idade, lança neste sábado (4), a partir das 19 horas no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, seu livro de poemas denominado “Ventania…”, impresso pela Editora Kelps, de Goiânia (GO).

O livro poético de Waldyr Silva é a terceira obra dele como membro da Academia Parauapebense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 3, que tem como patrono o escritor e poeta pernambucano Manuel Bandeira.

A primeira obra, lançada em 2021, foi “Crônicas póstumas de PC Reis”, uma coletânea de crônicas deixadas pelo saudoso Pedro Cláudio Reis, que era conhecido no mundo literário como “PC Reis”, e um dos fundadores da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá.

Leia mais:

O segundo livro foi a “Antologia – Construção de um ideal” (2022), com participação de vários autores, na qual Waldyr Silva contribui com seis poemas de sua autoria.

Falando especificamente de “Ventania…”, o livro tem 118 páginas e 50 poemas exclusivos compostos pelo autor com os mais variados temas, como paixão, saudade, desilusão, dúvidas, amor e natureza.

“’Ventania…’ é um livro que nos convida a sentir, a questionar e a mergulhar na essência da existência…”, diz trecho de uma das “orelhas” da obra, acrescentando que, através dos poemas, “o autor nos presenteia com sua visão poética única, despertando em nós um caleidoscópio de emoções e ressignificando nossa relação com um mundo ao nosso redor”.

O prefácio do livro é assinado pelo CEO do Portal de Notícias Pebinha de Açúcar, jornalista Bariloche Silva, que seguiu os passos do pai, Waldyr Silva.

“As palavras que permeiam as páginas da obra são como pinceladas de sentimentos profundos, entrelaçando amor, desilusão, paixão, saudade e a própria essência da natureza. Cada poema é um convite para uma viagem ao âmago da alma humana, despertando sensações que nos levam a refletir sobre a existência e nossas próprias experiências”, escreveu Bariloche Silva, no prefácio de “Ventania…”.

Perfil

Na área de comunicação social, Waldyr Silva prestou serviços em jornais da capital do estado e do interior paraense, entre estes no então Jornal Correio do Tocantins, hoje Correio de Carajás, e no Jornal Opinião. No serviço público, foi repórter/redator/revisor de texto na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas, nos períodos de 2005 a 2010 e 2013 e 2014; assessor de comunicação na Câmara Municipal de Parauapebas, de fevereiro de 2015 a dezembro de 2018, e assessor parlamentar, de janeiro de 2019 a dezembro de 2022. Desde janeiro deste ano, até o presente momento, é comunicador da Rádio Câmara 95.7 FM Parauapebas.

Serviço

Lançamento do livro “Ventania…”

Horário: 19 horas

Data: 4 de novembro

Local: Câmara Municipal de Parauapebas