Correio de Carajás

Jornada Pedagógica abre ano letivo de Curionópolis

Cuidadores, monitores, professores, coordenadores e diretores escolares se reuniram nesta quinta (6) para planejar as estratégias, técnicas e metodologias que irão nortear os rumos da educação de Curionópolis no ano de 2025. O evento, iniciado pela manhã, foi marcado pela premiação de escolas e professores que foram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que colocou o município em primeiro lugar na região de Carajás, desbancando potências econômicas como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.

“Garantir o comprometimento de todos para a consolidação das aprendizagens” é o tema da jornada que abre os trabalhos letivos. “Saímos dessa jornada fortalecendo nosso compromisso com a garantia da aprendizagem e da melhoria contínua do ensino em nosso município”, declarou a secretária de Educação, Gerlane Pereira.

Leia mais:

 

O vice-prefeito, Dr Marcus, prestigiou a jornada e reforçou a importância da valorização dos profissionais da educação pela dedicação e empenho que fizeram os índices do município crescerem. “Esse ano, nossa meta é alcançar o topo a nível de estado. Sabemos que a Jornada Pedagógica é o momento de capacitação e preparação para que possamos alcançar os resultados planejados”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) – Subsede de Curionopólis, professor Marcio Rocha, lembrou que esse é o momento de troca de ideias, compartilhamento de informações e oportunidade para os professores receberem orientações para iniciar o novo ano de trabalho. “Esse esforço conjunto busca ainda mais melhorias para educação do nosso município”, enfatizou.

Dentre os destaques no IDEB nos anos iniciais estão as escolas Ângela Bezerra de Serra Pelada e Adventista Maranata, que alcançaram a média de 6.3. Já para os anos finais, Serra Pelada ficou em primeiro lugar, com média de 5.3 para a escola Maria Belarmina.

Os reconhecimentos das escolas também condecoraram os professores. Na educação geral, para as séries iniciais de 1º ao 5º ano, as professoras Glinda Sorrana e Geovania Silva receberam a honraria. E para as etapas finais, os professores Jacó Sá, de matemática, e Raimundo Nonato, de língua portuguesa, receberam a premiação. “Essa placa é muito importante para mim porque mostra a relevância do nosso trabalho e que temos conseguido alcançar o objetivo de ensinar”, comemorou o professor Raimundo Nonato.

As aulas na rede municipal de ensino terão início em 10 de fevereiro.

(Divulgação/Ascom PMC)