Correio de Carajás

Jornada Pedagógica 2023 foca na leitura e escrita em Marabá

Arley Oliveira conclama professores do campo para potencializarem a leitura e escrita em suas escolas

Iniciou nesta terça-feira, 17, e encerra hoje, quarta-feira, dia 18, a 1ª Jornada Pedagógica de 2023, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), envolvendo professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais da rede municipal, tanto das escolas da cidade quanto do campo.

A atividades educacionais estão sendo realizadas nas escolas Salomé Carvalho, Jonathas Pontes Athias, José Mendonça Vergolino, João Anastácio de Queiroz, CEEJA Tereza Donato de Araújo, Salas da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e Laboratórios de Informática da SEMED.

A diretora de Ensino do Campo, Arley Oliveira, deu boas-vindas aos educadores das escolas da zona rural e agradeceu o empenho de todos no ano letivo de 2022 e destacou que as ações formativas de 2023 terão como foco a leitura e escrita. “Não só nas formações, mas também nas salas de aula, devemos tratar a leitura e escrita como vetores do desenvolvimento social. Esta não é uma missão apenas dos professores de Língua Portuguesa, mas de todas as disciplinas”.

Leia mais:

Arley observou que a Secretaria Municipal de Educação tem um calendário de formações bastante diversificado, que promove e interação entre os educadores de diversas comunidades diferentes. “Nosso grande desafio hoje é transformar tudo isso em conhecimento e aprendizado, gerando um movimento de transformação”, disse ela.

A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, ressalta as conquistas de 2022, um ano de grandes desafios em função das dificuldades impostas pela covid-19 durante dois anos. Ela acredita que 2023 será um ano de muito trabalho no campo pedagógico e acredita que os educadores das escolas, juntamente com os técnicos da SEMED, farão o seu melhor para que a educação pública de Marabá dê um salto ainda maior na qualidade.

O diretor Geral de Ensino da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, explica que há um calendário de formações ao longo deste ano que ajudará os técnicos da SEMED a estarem ainda mais próximos das equipes pedagógicas e professores das escolas. A partir de amanhã, dia 19, os professores (regentes e de espaços pedagógicos), coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais darão continuidade à Jornada Pedagógica 2023, sob a responsabilidade e organização de duplas e trios gestores de suas respectivas escolas.

No dia 23, próxima segunda-feira, primeiro de dia de aula do ano letivo 2023, toda a equipe da SEMED/DIGEN estará acompanhando, in loco, as unidades escolares para desejar boas-vindas aos alunos, pais, professores, equipes gestoras e demais servidores.

No dia 26 de janeiro, no auditório da Secretaria de Assistência Social (SEASPAC), será realizada uma formação presencial com foco em estratégias de alfabetização para estudantes de 6º ao 9º ano, em parceria com a Revista Nova Escola, para coordenadores pedagógicos que exercem suas atividades funcionais com professores e estudantes de 6º ao 9º ano e formadores da SEMED/DIGEN.

No dia 27, a equipe da Nova Escola vai realizar uma oficina presencial, para auxiliar na (re)elaboração de projeto político eco-pedagógico, para os coordenadores pedagógicos e professores responsáveis por escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos do Campo. (Ulisses Pompeu)