Correio de Carajás

Jogos escolares avançam com várias modalidades

As competições da 11ª versão dos Jogos Estudantis Marabaenses iniciaram no último sábado, 18, com a modalidade de atletismo e continuaram nesta segunda-feira, 20, com xadrez, handebol e basquete nas categorias A e B (masculino e feminino).

O atletismo foi realizado na pista da Estação Conhecimento, no Bairro São Félix, com uma performance bem equilibrada entre os participantes das escolas inscritas.

A segunda-feira começou bastante movimentada em três espaços da cidade. No laboratório de informática da Escola Acy Barros, dez meninas e 26 meninos de dez escolas diferentes disputam o xadrez. Diferente de quadras, onde há muito barulho com as torcidas, no xadrez o silêncio predomina para que haja concentração dos jogadores.

Leia mais:

No Ginásio Osorinho, na Marabá Pioneira, iniciaram nesta segunda e seguem até hoje, terça-feira, 21, as competições de basquete, com participação de estudantes de sete escolas. Já no Ginásio da Folha 16, se concentram as disputas de handebol, uma das modalidades que reúnem a maior quantidade de participantes. Serão 45 jogos entre as duas categorias (A e B), juntando masculino e feminino. Os jogos iniciaram hoje e seguem até o dia 24, sexta-feira.

Os 1.500 alunos das 42 escolas inscritas nos JEMS disputam 10 modalidades esportivas (coletivas e individuais), prosseguem até o dia a 31 deste mês, em vários ginásios e outros espaços esportivos da cidade, com modalidades individuais e coletivas.

Segundo Cinthya Amazonas Tenório, coordenadora de Educação Física na Semed, esta é a etapa municipal dos Jogos Escolares Paraenses 2019, que tem como tema “Escola Protagonista”. Os vencedores de cada modalidade e categoria representarão Marabá na fase regional, prevista para Rondon do Pará, no período de 19 a 23 de junho. “Temos 26 professores de Educação Física envolvidos nesta competição, colaborando com a organização. A arbitragem foi contratada mediante licitação, com participação de várias empresas do segmento”, destaca ela.

Os jogos estudantis avançam para o certame estadual, em Belém, encerrando-se nas competições nacionais, em data e local a definir.