Correio de Carajás

Jogos da Castanha chega à 36ª edição com 51 escolas de Marabá

O ginásio da Escola Municipal Ida Valmont foi palco da cerimônia de abertura dos jogos

Os tradicionais Jogos Estudantis da Semana da Castanha (JESC), em Marabá, chegam à sua 36ª edição em 2022, após dois anos de pausa por conta da pandemia de covid-19. Simultaneamente ocorre o 2º Torneio Esportivo do Programa Saúde na Escola, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O evento desportivo conta com a participação de mais de 2.000 alunos de 51 escolas das redes municipal, estadual e particular, que competem em modalidades individuais e coletivas.

O ginásio da Escola Municipal Ida Valmont (Rua das Castanheiras, Bairro Novo Horizonte, Núcleo Cidade Nova), foi palco da abertura oficial dos jogos na última quarta-feira, 16, e é um dos cinco locais a receberem disputas ao longo dos dez dias de JESC, que encerra no dia 26 deste mês.

Leia mais:

Para a Reportagem do CORREIO DE CARAJÁS, Cintia Amazonas Tenório, professora de educação física e coordenadora dos Jogos, detalhou quais são as modalidades e categorias do evento: “Teremos vôlei, handebol, futsal e basquete, atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, além de queimada e cabo de guerra mistos”. Os atletas competem nas categorias sub 12, sub 14 e sub 17.

Cintia Amazonas Tenório, professora de educação física, é uma das coordenadoras do evento

A programação acontece em todos os núcleos da cidade e envolve mais de 100 profissionais da educação entre professores de educação física, árbitros e apoio. Somado a estes, estão agentes de saúde, técnicos de enfermagem e demais especialistas da área, um reforço da parceria com o Programa Saúde na Escola. Guarda Municipal e Polícia Militar integram o quadro de apoio do evento.

SAIBA MAIS

Os Jogos Estudantis da Semana da Castanha surgiram a partir de um projeto de sensibilização e conscientização ecológica, idealizado por Júlio Pessoa de Carvalho, engenheiro agrônomo que chegou a Marabá em 1979. A sigla JESC foi um presente de aniversário dado aos jogos em 1995.

Embora seu nome remeta a práticas esportivas, em suas edições iniciais o evento contava com concurso de redação, apresentações de trabalhos, gincanas, culinária e trabalhos artesanais com a castanha-do-pará. Ao longo do tempo, mudanças trouxeram uma nova estrutura para a competição. (Luciana Araújo)

PROGRAMAÇÃO