Correio de Carajás

Joaquin Phoenix é detido em protesto organizado por Jane Fonda nos EUA

O ator Joaquin Phoenix acaba de ser detido nos Estados Unidos durante um protesto contra o aquecimento global organizado pela atriz Jane Fonda em Washington, capital americana.

Segundo o TMZ, o ator Martin Sheen, que estava na manifestação, também foi detido. Além deles, Susan Sarandon, Maggie Gyllenhaal e a própria Jane Fonda estavam na marcha.

Leia mais:

“Eu não tenho nada preparado, mas acho que poucos falam nesses protestos sobre a indústria de carne e laticínios”, afirmou Phoenix em seu discurso antes da detenção.

O ator venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor ator de drama com o filme “Coringa”.

“Às vezes, nos perguntamos o que podemos fazer nesta luta contra a mudança climática, e você pode mudar já hoje ou amanhã o que consome. E eu acho que seja algo dúbio. Eu luto contra coisas que faço às vezes, mas eu posso mudar meus hábitos alimentares”, disse ele.

Segundo  TMZ, todos os manifestantes foram alertados pela polícia de que poderiam ser presos caso não se dispersassem. Joaquin, no entanto, não foi embora e ainda pediu às outras pessoas que permanecessem.

Esta não é a primeira vez que um famoso vai preso neste protesto que acontece sempre às sextas-feiras.  Jane fonda foi detida em outras ocasiões, assim como alguns de seus amigos famosos,  incluindo Sally Field, Ted Danson, Sam Waterston e Rosanna Arquette.

Jane foi levada à delegacia quatro vezes, mas evitou a quinta detenção porque poderia ficar mais tempo presa, segundo a legislação americana.

No protesto de hoje, os manifestantes pediram o fim de todas as novas explorações/extrações de combustíveis fósseis e a parada imediata dos subsídios dos contribuintes às empresas petrolíferas.

Jane Fonda em protesto contra aquecimento global  (Foto: Getty Images)
Jane Fonda em protesto contra aquecimento global (Foto: Getty Images)

(Fonte:G1)