Correio de Carajás

“Jegue Elétrico” não vai às ruas no Km 7 este ano

Tradição no Km 7, o Jegue Elétrico estará fora da folia este ano/Foto: Arquivo
✏️ Atualizado em 18/02/2023 18h03

A comunidade do Bairro Km 7, da Nova Marabá, também tem sua tradição de Carnaval e de folia todos os anos, traduzida no Bloco “Jegue Elétrico”, há 19 anos. Ocorre que em 2023 o bloco não vai às ruas, conforme confirmou ao CORREIO o coordenador da festa, Darcival Antônio de Morais. Segundo ele, em 2021 e em 2022 não teve bloco devido à pandemia, mas este ano o problema foi a inviabilização da organização antecipada.

O “Jegue” sempre é realizado na terça-feira, no feriado, percorrendo as ruas do bairro e, depois com festividade, com atrações musicais entre DJ’s ou cantores, parte para a qual sempre recebe apoio da Prefeitura Municipal. Este ano isso ocorreria, acredita Darcival, porém ele mesmo, por problemas de saúde na família, não teve tempo de se dedicar a organizar a folia.

Darcival, que é comerciante, não teve como organizar a festa este ano

Ele destaca que embora pareça uma brincadeira simples e despojada, a organização de um bloco envolve levantar recursos, patrocinadores para custear adereços, a estrutura mínima, além de limpeza do local da concentração, providenciar autorizações da Sema, Departamento de Postura, além de Polícia Civil e Militar. O bloco chega a reunir entre 4 a 5 mil pessoas, o que aumenta a responsabilidade da organização.

Leia mais:

Dois bonecos gigantes, um deles de um jegue, caracterizam a festa, junto com um fusquinha cortado ao meio. Os participantes compram o abadá ou usam fantasias de forma livre. Muitas marchinhas de Carnaval, entre elas as mais antigas, o que contribui para reunir famílias.

“Nunca faltou apoio do poder público e de vocês da imprensa, também. Nós agradecemos”, contemporiza Darcival Morais, que não culpa ninguém pela não realização da festa este ano, destacando que apenas não foi viável. (Da Redação)



Isso vai fechar em 20 segundos