A comunidade do Bairro Km 7, da Nova Marabá, também tem sua tradição de Carnaval e de folia todos os anos, traduzida no Bloco “Jegue Elétrico”, há 19 anos. Ocorre que em 2023 o bloco não vai às ruas, conforme confirmou ao CORREIO o coordenador da festa, Darcival Antônio de Morais. Segundo ele, em 2021 e em 2022 não teve bloco devido à pandemia, mas este ano o problema foi a inviabilização da organização antecipada.
O “Jegue” sempre é realizado na terça-feira, no feriado, percorrendo as ruas do bairro e, depois com festividade, com atrações musicais entre DJ’s ou cantores, parte para a qual sempre recebe apoio da Prefeitura Municipal. Este ano isso ocorreria, acredita Darcival, porém ele mesmo, por problemas de saúde na família, não teve tempo de se dedicar a organizar a folia.
Ele destaca que embora pareça uma brincadeira simples e despojada, a organização de um bloco envolve levantar recursos, patrocinadores para custear adereços, a estrutura mínima, além de limpeza do local da concentração, providenciar autorizações da Sema, Departamento de Postura, além de Polícia Civil e Militar. O bloco chega a reunir entre 4 a 5 mil pessoas, o que aumenta a responsabilidade da organização.
Leia mais:Dois bonecos gigantes, um deles de um jegue, caracterizam a festa, junto com um fusquinha cortado ao meio. Os participantes compram o abadá ou usam fantasias de forma livre. Muitas marchinhas de Carnaval, entre elas as mais antigas, o que contribui para reunir famílias.
“Nunca faltou apoio do poder público e de vocês da imprensa, também. Nós agradecemos”, contemporiza Darcival Morais, que não culpa ninguém pela não realização da festa este ano, destacando que apenas não foi viável. (Da Redação)