Correio de Carajás

Jacundá registra mais 4 casos de Covid-19 em 24 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá divulgou na noite desta segunda-feira (4), os novos casos atestados positivos para a Covid-19 no município. Duas mulheres e dois homens foram submetidos a testes rápidos. Agora, o município registra 13 pacientes com o novo coronavírus.

“Caso algum paciente nosso venha precisar de uma UTI, não termos condições de garantir a assistência indicada, tendo em vista o evidente colapso no sistema de saúde”, alerta Lícia Souza, secretária de Saúde.

Leia mais:

Atualmente, a Secretaria de Saúde local faz o monitoramento de 198 pessoas que estiveram em contato com pacientes positivos para o novo coronavírus, pacientes com sintomas gripais e pessoas que chegaram de outras regiões.

Os dados divulgados no último boletim epidemiológico, às 20 horas de ontem, traz ainda informação que um paciente recebeu alta médica após ser internado com o vírus. “É uma vitória para todos nós”, comemora a secretária.

Dos três casos positivados no município jacundaense, quatro correspondem ao dia de ontem.  Duas mulheres, com 49 anos e 51 anos, foram admitidas no Hospital de Campanha de Jacundá com desconforto respiratório e estão em uso de oxigênio e terapia medicamentosa, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Um homem de 27 anos está em internamento domiciliar com suporte de oxigênio e em terapia medicamentosa conforme protocolo do Ministério da Saúde. Outro homem, de 39 anos, está em isolamento domiciliar.

Lícia Souza detalha que oito pacientes estão em isolamento domiciliar, um internado em domicílio e quatro estão no Hospital de Campanha de Jacundá. A secretária de Saúde faz um apelo aos moradores. “Apelamos a todos que intensifiquem as medidas de segurança. Não vão às ruas sem necessidade, usem máscaras, higienizem ambientes e mãos com água e sabão ou álcool a 70%, conforme recomendado”, diz.

“Ressaltamos que o número de pacientes sintomáticos gripais que buscam pelos serviços de saúde aumentou em 25% na última quinzena. É importante considerar que em nosso município não há suporte para UTI, continuamos dependendo das vagas dos hospitais de referência da nossa Regional, os quais já estão lotados”, finaliza. (Antonio Barroso)