Correio de Carajás

‘Jacundá na COP 30’ leva estudantes para conhecerem Estação de Tratamento de Água

Fotos: Antonio Barroso

Pelo menos 55 estudantes de uma escola da rede pública visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Jacundá, no sudeste paraense, como parte do Projeto Jacundá na COP 30, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A secretária de Educação de Jacundá, Iara Meireles, explica que o projeto Jacundá na COP 30 “tem como objetivo gerar conhecimento e fomentar discussões sobre sustentabilidade e conservação dos recursos naturais, pois discutir, informar e produzir conhecimentos sobre sustentabilidade é essencial para qualificar ações que contribuam para a construção de um mundo melhor.”

Nesta quarta-feira (26), duas turmas de estudantes do 8º e 9º anos da Escola Rosália Correia visitaram a ETA, sob a responsabilidade da concessionária Jacundá Ambiental. Recepcionados pelo coordenador da estação, Júnior Lopes, os alunos participaram de uma aula sobre os processos de captação, tratamento e distribuição da água potável que abastece a cidade.

Leia mais:

No âmbito do Projeto Jacundá na COP 30, os alunos das escolas municipais estão desenvolvendo a capacidade de análise crítica sobre os desafios globais relacionados ao meio ambiente, incentivando a produção de textos e pesquisas sobre as ações discutidas”, destaca o biólogo e professor Glaibes Weber.

A programação curricular do projeto inclui diversas atividades, como: visita técnica ao Rio Arraia e ao Rio Sabiá, seguida de palestra ministrada por um geógrafo, biólogo ou engenheiro ambiental, com atividades para os alunos pesquisar e produzir textos sobre o tema. Também aborda o destino do lixo e suas consequências, com visita técnica ao lixão da cidade de Jacundá, orientada por uma engenheira sanitarista, e também será incluído a participação do alunado.

(Antonio Barroso – freelancer)