Um total de 15 filhotes de araras das espécies araracangas, ararajubas e outra não identificada foram apreendidos durante uma fiscalização de rotina da Polícia Militar Rodoviária na rodovia PA-150, no trecho entre Jacundá e Goianésia do Pará. As aves estavam em condições de saúde debilitada e acondicionadas em caixas.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Jacundá (Sematur), Johnny Araújo Oliveira, informou que a Polícia Militar fez a apreensão de 15 filhotes de pássaros silvestres na madrugada do mesmo dia. As pequenas aves tinham como destino o Estado de São Paulo.
Após a apreensão, os policiais apresentaram um motorista e os animais na Delegacia do município de Jacundá. Sobre a identidade do transportador da carga clandestina da fauna brasileira, não há informação. A origem dos animais também não houve informação.
Leia mais:As aves foram levadas à Secretaria de Meio Ambiente para serem avaliadas as condições físicas, pelo biólogo Eduardo Pagnoccelli. “Foi Constatado que os animais se encontravam bastante debilitados e sem condições de percorrerem grandes distâncias. Elas passaram por avaliação clínica, receberam cuidados adequados, como água e alimentação”, explica o secretário.
Diante disso a Sematur, por meio dos seus fiscais Derocelmo Oliveira e Leandra Santos, encaminhou os filhotes para a fundação Zoo Botânico de Marabá, no mesmo dia. As aves foram identificadas pertencentes das seguintes espécies: três araras vermelhas, cinco araracangas, cinco Ararajubas e dois filhotes não identificados.
A equipe da Sematur não informou a idade das aves. Nas imagens algumas delas estão sem penas, outras começando a nascer. E tinham como destino feiras da cidade de São Paulo. (Antonio Barroso/Freelancer)