Correio de Carajás

Jacundá corre atrás de alunos que perdeu na pandemia

“Nem um aluno fora da Escola”. Esse é objetivo da campanha de mobilização para matricular crianças e adolescentes, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Jacundá (Semed). A iniciativa tem como alvo alunos que deixaram de frequentar a escola e também crianças que estão iniciando a idade escolar. O dia “D” acontece na próxima sexta-feira (27).

A secretária municipal de Educação, Iara Meireles, explica que o quantitativo de estudantes na rede municipal vem caindo nos últimos anos, o que obrigou a redução da jornada dos professores que antes era de 200 horas mensais. “Diante disso estamos em busca desses alunos que deixaram a escola ou que estão em idade escolar.”

Com menos estudantes em sala de aula, o governo municipal teve que remanejar profissionais e alunos. De acordo com um professor ouvido pela Reportagem, essa situação agravou a partir da pandemia do novo coronavírus, em 2020. Por causa disso, o município passou a receber menos recursos financeiros.

Leia mais:

Para trazer de volta esses estudantes e sensibilizar os pais a efetuar a matrículas dos seus filhos, o programa Busca Ativa Escolar mobiliza a sociedade civil de Jacundá. Nesta semana ocorreu reunião com a secretária de Assistência Social, Aline Tavares, para traçar estratégias de busca e levantamento de alunos que estão fora da escola, por meio de cadastros dos usuários de programas sociais, como o Auxílio Brasil (Bolsa Família). São mais de 8 mil famílias cadastradas nos programas sociais do governo.

Outra reunião aconteceu com representantes de entidades de classes (Igreja Católica, Sinrural, Rádio Comunitária) e vereador Wilson Rosa, com intuito de mobilizar a sociedade, por meio de suas representatividades sobre a importância da matrícula e permanência do aluno na escola, bem como suas implicações no contexto social e econômico do município.

“A Educação de Jacundá está pronta para receber todos os alunos e convidamos todas as comunidades a realizarem a matrícula dos seus filhos, que permanecem abertas”, conclui a secretária de Iara Meireles.

Ceja

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) é o local onde estudantes contam com uma equipe multidisciplinar de professores para atendê-los no horário em que ele tiver disponibilidade. Assim, o aluno leva o material pra casa e vai à escola tirar as dúvidas pra fazer a prova, com horários totalmente flexíveis e ainda tem a chance de concluir o Ensino Fundamental em um curto período de tempo. (Antonio Barroso)