Correio de Carajás

Jacaré é visto no Rio Tocantins frente à orla de Marabá

Uma cena vem se repetindo nos últimos anos nessa época de cheia dos afluentes e do próprio Rio Tocantins: a presença de jacarés e cobras na água bem perto da área urbana das cidades. Neste início de semana um pescador filmou logo cedo, por volta das 8 horas da manhã, um jacaré de pelo menos dois metros bem em frente à orla de Marabá, à altura das garagens náuticas.

O pescador promoveu uma filmagem de pelo menos um minuto, destacando a presença do animal bem pertinho da cidade. Apesar da cena cada vez mais corriqueira, não há registros recentes de acidentes envolvendo essa espécie.

De qualquer forma, é importante o respeito e cuidado com os animais que estão no seu ambiente e também para evitar riscos a vidas humanas.

Leia mais:

Marabá segue lidando com uma enchente extemporânea e com nível da água a mais de 11,80 metros acima do normal.

SAIBA MAIS

Jacaré é o nome comum dado aos animais da classe Reptilia, Ordem Crocodylia e família Alligatoridae. Como todos os répteis, são ectotérmicos e possuem o corpo coberto por escamas. Habitam rios, lagos e pântanos. São excelentes nadadores, permanecendo com as patas próximas ao corpo enquanto ondulam lateralmente o corpo e a cauda para se locomover. Em terra também são muito rápidos, andando com a barriga levantada e as patas sob o corpo. Podem chegar a 6,5 m de comprimento e viver de 80 a 100 anos. Em comparação com os crocodilos, possuem a cabeça mais curta e focinho mais largo e apenas os dentes superiores ficam visíveis com a boca fechada. (Da Redação)