Correio de Carajás

Orla de Marabá: Jacaré é flagrado por banhistas no Rio Tocantins

Um jacaré centralizou as atenções na tarde de hoje no Rio Tocantins, ao aparecer tão perto da cidade, na Orla de Marabá, e bem próximo de onde fica a conhecida Praia do Tucunaré, principal balneário no verão. Logo que foi avistado, o jacaré ganhou a companhia de embarcações: jet skis, lanchas e rabetas, que passaram a lhe rodear, com pessoas curiosas, registrando a sua aparição com celulares.

As fotos e vídeos rapidamente viralizaram na internet, via Whatsapp, Instagram e Facebook. Um dos vídeos, editados dizia se tratar de um Jacaré-Açú, tido como um dos maiores da sua espécie na América do Sul. São animais que chegam a 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. Mas nenhum especialista se manifestou para confirmar se era mesmo um.

Leia mais:

O animal da tarde de hoje estava flutuando no ritmo do Rio Tocantins, e rapidamente passou do início da orla, na Colônia dos Pescadores, ao final, no Bairro Francisco Coelho, e continuou descendo até não mais ser visto. (Da Redação)

————————————

Réptil

Descrição

O jacaré-açu (Melanosuchus niger) é uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul. Também conhecido como jacaré-negro, é um predador de topo de cadeia alimentar. Exemplares adultos de grandes dimensões podem predar qualquer animal de seu habitat, inclusive outros predadores de topo, como pumas, onças, jiboias e sucuris, se forem surpreendidos por esses répteis. Normalmente, se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados.

É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne. Atualmente, encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 6 metros de comprimento e mais de trezentos quilogramas.