Correio de Carajás

Jacaré de 2,5 metros é flagrado passeando pela BR 230 em Marabá

Estima-se que o bicho tenha 2,5 metros de comprimento

Mesmo sendo uma cidade banhada por dois rios, não é comum que jacarés sejam encontrados dando um passeio pelas ruas de Marabá. Mas foi o que aconteceu na noite de terça-feira, 7, quando um animal – de aproximadamente 2,5 metros – foi encontrado perambulando pela marginal da BR 230, próximo à cabeceira da ponte sobre o Rio Itacaiunas, sentido núcleo Cidade Nova. Populares informaram os Bombeiros e o animal foi resgatado e solto no “Bambuzal”, na entrada da Marabá Pioneira.

Quem avistou o bicho primeiro foi Rovane Gouveia, que é colaborador do Grupo Correio. Ele explica que estava pedalando pela via de ciclista da BR 230, por volta de 20h30, quando um mototaxista parou à sua frente e avisou que ali havia um jacaré. “Aí eu comecei a filmar e chamei os bombeiros. Começou a juntar gente e meu medo era ele atravessar para a rua e causar um acidente”, detalha.

Algumas pessoas até tiveram o impulso de matar o animal com um facão, explica Rovane, mas ele alertou que os bombeiros já estavam a caminho.

Leia mais:

Entre ser avistado pelo ciclista e resgatado pelo CB, o jacaré ficou em torno de 40 minutos sendo filmado e observado pelos curiosos que passavam pela via. Questionado pela Reportagem como o animal reagiu a isso, Rovane detalha que ele é cego de um olho e que por isso as pessoas conseguiam se aproximar sem que o animal as atacasse. Comportamento que mudou com a chegada do Corpo de Bombeiros.

Em vídeos que circulam pelo WhatsApp, quando um bombeiro tenta prender o jacaré – utilizando uma espécie de vara com coleira –, o bicho reage defensivamente, em uma tentativa de se livrar do objeto que tentava capturá-lo. Apesar da resistência, ele foi dominado e resgatado com segurança.

A Reportagem do CORREIO entrou em contato com o tenente Ávila, do 5º Grupamento Bombeiro Militar e confirmou que o jacaré foi solto na região conhecida como “Bambuzal”, entrada da Marabá Pioneira. Ele também informou que pelo olhar, o animal deve medir em média 2,5 metros. (Luciana Araújo)