Correio de Carajás

Itupiranga ganha sua 1ª loja maçônica

Solenidade com a presença de centenas de maçons de toda a região marcou a chegada da Maçonaria a Itupiranga. Foi a instalação da Loja Maçônica Estrela da Transamazônica nº 100, que irá funcionar naquela cidade. A cerimônia aconteceu em Marabá no último dia 25, na Loja Pioneira da Transamazônica nº 44, uma vez que a nova frente ainda não possui seu próprio templo. O grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Pará (Glepa), Edilson Araújo, presidiu o ato.

A cerimônia contou, ainda, com uma situação inédita e rara dentro da Glepa, que foi a presença, lado a lado, do atual grão-mestre e dos seus dois últimos antecessores: Wagner Spindola e Nazareno Nogueira Lima. A Grande Loja esteve representada por vários dos seus membros, além de delegados regionais e distritais. O venerável que tomou posse, nesta data, na Estrela da Transamazônica, foi o mestre maçom Raimundo Marques dos Santos.

O grão-mestre Edilson e seus antecessores Wagner e Nazareno

Além dele, outros cinco mestres maçons foram regularizados e reincorporados, para assumirem os destinos da loja, junto com outros seis maçons de Marabá que vão ter dupla filiação pelo período de um ano. São eles: Valby Ferreira Carmargo, Odilon Claudino Soares, Agnaldo Ávila de Brito, Raimundo Cruz, Pascoal de Oliveira e João Costa da Paixão.

Leia mais:

No mesmo dia, 11 novos membros foram iniciados e também passam a integrar o quadro da loja número 100: Raimundo Holanda Miranda, Silvino Alves da Silva, Wanderley Soares Aragão, Agnaldo Rodrigues Mendes de Souza, Lucas da Silva Azevedo, Bruno Martins Oliveira, Célio Rodrigues de Souza, Celson Rodrigues, José da Aparecida Soares Menezes, Carlos Eduardo dos Santos Barbosa, Ricardo Júnio Dias Pereira.

O sonho dos obreiros é iniciar a construção do templo em Itupiranga ainda este ano, em área que está tendo a documentação regularizada. Eles já ganharam 10 mil tijolos para iniciar os trabalhos.

A solenidade em Marabá, já na parte do jantar aberto ao público, contou com a presença das esposas e famílias dos maçons e de autoridades convidadas, como o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general Teche e os juízes de Direito Alexandre Arakaki e Danilo Fernandes, da Comarca de Itupiranga.

Registro oficial com os maçons ao final das cerimônias

HOMENAGEM

Reconhecidos como figuras importantes no desenvolvimento da Maçonaria em toda esta região do Estado, os maçons Valby Carmargo, atual Inspetor Litúrgico do Grau 33; Odilon Soares, venerável-mestre da Loja Pioneira nº 44 e Agnaldo Ávila de Brito, venerável da Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6, receberam do grão-mestre Edilson Araújo a medalha Apolinário Moreira que é a maior comenda da Glepa.