Correio de Carajás

Itupiranga decreta multa de R$ 300 para quem não utilizar máscara

O novo decreto municipal manteve muitos estabelecimentos em funcionamento com 50% da sua capacidade

O prefeito municipal de Itupiranga, Benjamin Tasca, tomou medidas severas para combater a covid-19 na cidade, dentre elas a aplicação de multa no valor de R$ 300,00 para quem insistir em não usar máscara ao sair de casa. O Decreto Municipal nº 16/2021 também mantém liberado o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, academias, igrejas, campos de futebol, e quadra, com 50% da capacidade de lotação dos ambientes.

Para evitar a multa, o cidadão deve utilizar a máscara cobrindo o nariz e a boca em todos os espaços públicos, dentro de veículos, no transporte coletivo, e nos demais estabelecimentos autorizados a funcionar.

Tasca proibiu a entrada de vendedores ambulantes na cidade, além dos veículos com essa finalidade. Trabalhadores do comércio de açaí serão obrigados a submeterem-se aos exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre que solicitado.

Leia mais:

O toque de recolher foi mantido na cidade, de segunda a domingo, das 23 horas às 5 horas, exceto em casos de força maior, conforme especifica o decreto.

Para cada estabelecimento autorizado a funcionar, foram listados os protocolos que devem ser tomados, porém, alguns chamam a atenção. Nas academias, os alunos deverão manter os cabelos presos e não poderão utilizar o celular durante a prática dos exercícios, por exemplo.

A orla do município ficará interditada e as praias, igarapés e balneários também estão proibidos. Qualquer desobediência do decreto poderá ser denunciada pelos telefones (94) 99189-6483 e (94) 99138-3910 (Funcional da Polícia Militar).

De acordo com o último boletim epidemiológico do Município, Itupiranga conta com 67 casos ativos de covid-19, 56 mortes e 30 casos suspeitos. O prefeito Tasca foi infectado pelo coronavírus e teve uma longa jornada de recuperação (Zeus Bandeira)